PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de novembro de 2020

Com licença, uma revolução está em trânsito

Nelson Silveira
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no portal mobilidade do Estadão, em 3 de novembro de 2020

Foto: Getty Images

No dia 15 de outubro, a Cruise – subsidiária da General Motors que desenvolve carros autônomos – recebeu uma licença do DMV (Department of Motor Vehicles, ou Departamento de Veículos Motores, em tradução livre) do Estado da Califórnia (EUA) para realizar testes de carros autônomos sem motorista. Essa não foi a primeira licença desse tipo, mas a empresa será a primeira a colocá-la em prática nas ruas de uma grande cidade dos Estados Unidos. Isso quer dizer que, muito em breve, os californianos conviverão com carros sem motorista, sem volante e sem pedais.

A descrição dessa cena pode parecer algo saído de um filme de ficção científica, mas ela faz parte da revolução da mobilidade que estamos vivendo.

Veículos mais seguros

E essa transformação não se resumirá à estranheza de ver um carro ‘andando sozinho’. O erro humano ainda é a principal causa de acidentes. Os carros autônomos podem ajudar a salvar muitas das 1,25 milhão de pessoas em todo o mundo que morrem em acidentes de trânsito a cada ano. Queremos um ar mais limpo para preservar a nossa saúde e o nosso planeta para as gerações futuras, e é por isso que os carros de hoje são mais eficientes e estão se tornando elétricos. E, por fim, queremos a liberdade de visitar amigos e familiares e explorar novos lugares sem engarrafamentos. Veículos conectados e compartilhados podem ajudar a acabar com o congestionamento que desperdiça nosso tempo e dinheiro.

A boa notícia é que temos a ambição, o talento e a tecnologia para criar um mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.

Elétrico, compartilhado e autônomo

E estamos dando passos importantes nesse sentido. Somente a GM está investindo mais de US$ 20 bilhões no desenvolvimento de tecnologias que vão nos permitir chegar a esse futuro. Tecnologias relacionadas a eletrificação, conectividade, compartilhamento e carros autônomos.

O carro do futuro é 100% elétrico, ou seja, não emite gases prejudiciais à camada de ozônio ou à nossa saúde; ele é 100% conectado, não só à internet – nossos carros, agora, já têm seu próprio wi-fi – mas conectados ao ecossistema (semáforos, bancos, estabelecimentos comerciais etc.) e, principalmente, aos outros carros. A internet das coisas será fundamental para que as grandes cidades fluam melhor, de maneira a evitar os congestionamentos.

Economia circular

E o carro será compartilhado. Por mais que, atualmente, o compartilhamento tenha sofrido um pequeno revés pela crise sanitária que vivemos, a tendência é de um futuro compartilhado.

Porque, com a tecnologia de condução autônoma, sobretudo nos grandes centros urbanos, é possível haver menos carros circulando ao mesmo tempo que teremos mais pessoas se movimentando.

Hoje, um carro particular fica mais de 90% do tempo parado em garagens e estacionamentos. Com o autônomo e compartilhado, os veículos terão taxas de utilização bem maiores. Precisaremos de menos veículos para movimentar mais pessoas.

Os benefícios que essa verdadeira revolução da mobilidade nos trará estão mais próximos do que imaginamos. E, apesar de parecer um pequeno detalhe, a licença do DMV da Califórnia, nos Estados Unidos, é uma importante conquista nessa trajetória que nos levará a um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Nelson Silveira

É CEO da HUB PR, Empresa Associada da Aberje

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade