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10 de julho de 2023

As direções da comunicação interna e os impactos de suas falhas no ambiente corporativo

Lana Wigand
 
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A comunicação interna é uma das bases fundamentais para o sucesso de uma empresa, justamente por isso qualquer falha nela pode causar uma série de problemas e é necessário conseguir identificar o sintoma correto para agir na causa correta.

De acordo com estudo da Society for Human Resource Management (SHRM), as falhas em comunicação corporativa geram prejuízo médio de U$ 420 mil por ano a empresas com até 100 colaboradores. Já nas empresas com mais de 100 mil funcionários, os prejuízos passam de U$ 62 milhões por ano.

O entendimento e o debate sobre o papel e o impacto de cada direção de comunicação interna é cada vez mais necessário. Mas que direções são essas e quais os impactos das falhas em cada uma delas?

Comunicação Descendente

A comunicação descendente é o fluxo de informações dos líderes ou gestores em direção aos funcionários, e é a mais comum e mais trabalhada na maioria das organizações. Apesar desse modelo já acontecer naturalmente, é preciso que as empresas invistam na otimização desse fluxo, para que chegue uniformemente ao maior número de colaboradores possível, tornando, dessa maneira, a comunicação mais eficiente.

Quando essa comunicação não é eficaz, os impactos podem ser significativos e uma falha nessa direção pode resultar em falta de clareza nas expectativas, objetivos e direcionamentos, levando a erros de execução, retrabalho e até mesmo desmotivação dos funcionários.

Uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI) constatou que 57% dos projetos falham devido a uma comunicação deficiente. Especificamente, a falta de comunicação clara por parte dos gestores pode resultar em equívocos, falta de alinhamento e um ambiente de trabalho repleto de incertezas. Falhas frequentes nesse processo podem afetar diretamente a produtividade, a confiança e a capacidade da equipe de atingir os objetivos propostos.

Comunicação Ascendente

A comunicação ascendente ocorre quando as informações fluem dos funcionários em direção aos líderes ou gestores. Para isso, a empresa, além de fornecer as ferramentas necessárias para o fluxo, deve também incentivar e valorizar as opiniões e sugestões apresentadas, sempre que possível implementando mudanças e ajustes baseados nessas sugestões.

Quando os funcionários não se sentem à vontade para expressar suas opiniões, preocupações ou ideias, ou quando não encontram espaço e ferramentas para darem voz às suas expectativas ou problemas, pode haver uma perda significativa de insights valiosos. Isso pode limitar a inovação, a criatividade e a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do mercado. Por isso, o processo e as políticas de escuta dos colaboradores devem ser estruturadas de forma estratégicas, garantindo uma comunicação bilateral, além de preparar os líderes para receberem e repassarem essas informações a fim de aproveitá-las da melhor maneira possível.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard mostrou que organizações que não incentivam a comunicação ascendente têm quatro vezes mais chances de perder talentos. Além disso, quando os funcionários não se sentem ouvidos, sua motivação e engajamento tendem a diminuir, o que pode afetar negativamente a produtividade e a qualidade do trabalho.

Comunicação Lateral

A comunicação lateral ocorre entre indivíduos ou departamentos no mesmo nível hierárquico. A conhecida troca entre áreas é essencial para a desenvolver a colaboração, a resolução de problemas e aumentar a eficiência organizacional. No entanto, falhas nesse fluxo podem levar a conflitos, falta de alinhamento e duplicação de esforços.

Uma pesquisa, realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), revelou que 86% dos funcionários e executivos citaram a falta de colaboração e comunicação eficaz como a principal causa de falhas nos projetos. A falta de comunicação nessa direção pode resultar em silos de informação, onde as equipes não compartilham conhecimentos ou recursos, prejudicando a capacidade da empresa de inovar e alcançar resultados superiores.

Benefícios de otimizar as direções da comunicação interna 

As falhas na comunicação em suas três direções têm um impacto significativo no ambiente de trabalho e nos resultados organizacionais. É essencial que as empresas reconheçam a importância de uma comunicação eficaz em todas as direções e adotem medidas para melhorar a qualidade da comunicação interna.

Ao incentivar a comunicação ascendente, as organizações podem colher os benefícios dos insights valiosos dos funcionários, promover a inovação e aumentar o engajamento da equipe. Estabelecer um ambiente seguro e encorajador, onde os funcionários se sintam à vontade para expressar suas opiniões, é fundamental.

Da mesma forma, garantir uma comunicação descendente clara e consistente é crucial para evitar erros de execução, retrabalho e desmotivação. Os líderes devem fornecer direcionamentos claros, alinhar expectativas e manter uma comunicação aberta com suas equipes.

A comunicação lateral desempenha um papel fundamental na colaboração e na eficiência organizacional. Eliminar silos de informação e promover uma cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimentos são medidas essenciais para melhorar a comunicação lateral.

A conscientização sobre esses problemas e a implementação de estratégias para melhorar a comunicação interna são passos importantes rumo a um ambiente de trabalho mais colaborativo e bem-sucedido.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Lana Wigand

CMO no Comunica.In, startup que promove soluções para gestão de processos de comunicação interna nas empresas, Lana tem 12 anos de experiência na área de comunicação e marketing e é pós-graduada em Comunicação On-line, atua com mentalidade data driven na construção de planos de comunicação e gestão de marketing focado em posicionamento de marca e performance

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