PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de abril de 2020

Área de comunicação é mais demandada na crise

Ciça Vallerio
house symbol and wooden blocks with text HOME OFFICE on wooden background
 
  • COMPARTILHAR:

Pandemia trouxe, junto com esses desafios, oportunidades para reforçar papel estratégico do departamento

house symbol and wooden blocks with text HOME OFFICE on wooden background

Em tempos de pandemia causada pelo coronavírus, a comunicação organizacional vive um importante momento: o de comprovar sua relevância nas empresas. E temos de agarrar essa oportunidade com unhas e dentes. Sabemos que são nas crises que a área passa a ser mais demandada, com a esperança que a empresa tem de sair do problema da melhor forma possível. Mas, dessa vez, o cenário nos trouxe enormes desafios.

Com o foco voltado para a comunicação interna, porém, várias empresas parecem ter desaparecido das suas redes sociais. É mais do que compreensível, afinal, foi preciso orientar, inspirar e motivar as pessoas durante o isolamento. Aos profissionais da área coube estreitar a ponte entre funcionários que estão em home office. Mas, passado o corre-corre dos cerca de 10 dias iniciais, é hora de dar mais atenção para o público externo.

A paralização nas mídias sociais em uma época que as pessoas estão altamente conectadas pode ser um tiro no pé. Mais do que nunca, se tornou essencial manter vivo esses canais, para mostrar que a corporação está seguindo os protocolos de prevenção com seus empregados e que seus negócios não pararam, passando uma mensagem de confiança para todos os stakeholders.

Assim, a empresa continua tendo visibilidade e aberta a novas oportunidades, além servir como fonte oficial de informações atualizadas. Provavelmente, se o isolamento permanecer por mais tempo, será crucial a comunicação investir mais energia nessa seara.

Sim, é necessário continuar a falar com o público interno. Não faltam ações e temas para se trabalhar! E, nesse quesito, a comunicação está de parabéns e tem muito ainda para contribuir. Entre tantos desafios, surge o lado positivo da crise: a área se tornou a principal catalisadora de um universo corporativo que teve de mudar radicalmente seu modus operandi.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ciça Vallerio

Cofundadora e diretora de atendimento da Stella Comunicação, onde atua muito perto do desenvolvimento de soluções para os clientes da agência. Foi repórter do Estadão por mais de 15 anos, com direito ao Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria especial Infância e Adolescência, junto da equipe do caderno ZAP, em 1996. Criou e editou a página voltada para adolescentes do portal Cidade Internet. Colaborou também, para revistas das editoras Globo e Abril. É formada em Jornalismo (PUC-SP), pós-graduada em Globalização e Cultura (FESP-SP) e em Marketing (FGV). Possui também extensão em Comunicação Corporativa (FGV).

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade