PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de abril de 2021

Aprender comunicação com a série “Explicando”

Vívian Rio Stella
 
  • COMPARTILHAR:

Depois de diversas séries ficcionais, dedico a coluna deste mês a refletir sobre os aprendizados a partir da série documental “Explicando”, disponível no Netflix.

De astrologia a código de programação, de piratas a críquete, de temporadas especiais sobre coronavírus a mente, a série tematiza assuntos diversos. E esse em si já é um aprendizado para nós, comunicadores: captar temas de interesse das pessoas para quem produzimos conteúdo, seja em redes sociais ou materiais organizacionais. Porque o que pode parecer muito relevante para nós, nem sempre reflete os interesses das pessoas ou mostra variedade de repertórios; o que povoa nosso feed de notícias nem sempre causa o mesmo impacto quando criamos conteúdos para aquele público específico.

Além disso, ao identificar um tema que pode não estar no radar das pessoas mas que cause um impacto positivo nelas, que fontes usar para fundamentar as explicações, passar credibilidade e ser claro sem ser superficial. No episódio sobre ponto de exclamação (não à toa, um dos meus prediletos), há publicitários e linguistas para mostrar diferentes olhares sobre um mesmo tema, tão pontual e complexo. No episódio “a próxima pandemia”, publicado em novembro de 2019, Bill Gates e especialistas de diferentes áreas tratam do que ainda nem imaginávamos viver nesta pandemia que se prolonga de 2020 até hoje.

O mais interessante é a leveza e, ao mesmo tempo, a riqueza de informações que compõem os episódios de 20 minutos. Quem já precisou apresentar ideias nesse tempo (ou até menos) sabe o desafio que é selecionar, criar uma abordagem e sustentar as ideias sem ser superficial e com abordagem criativa.

A curadoria de temas, pessoas e abordagens é o aprendizado central da série “Explicando”, que nos convida a navegar por assuntos que nos levam para fora de nossas bolhas ou, ao menos, nos trazem novos olhares para o que já está no nosso radar.

Que tal exercitar esses aprendizados na sua atuação como comunicador, nos mais diferentes papéis e desafios diários nas organizações? Se você já sente que faz isso, vale assistir a alguns episódios de temas bem pouco afeitos ao seu dia a dia. Ao menos um insight você terá, te garanto!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Vívian Rio Stella

É idealizadora da VRS Academy. Doutora em Linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, além de consultora empresarial no campo da linguagem e das narrativas, atua como professora da Escola Aberje, Fundação Casper Libero, Fundação Dom Cabral, FIA-PROFUTURO e Casa do Saber. É autora do livro “Comunicação Eficiente: Como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade”, lançado pela Aberje Editorial. Instrutora de treinamentos empresariais, tem entre seus clientes empresas como BRF, CVM, Itaú-Unibanco, Pinheiro Neto Advogados, PWC, Syngenta e White Martins, entre outros.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade