PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de abril de 2016

A voz é tão importante… que tem até o seu dia!

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Já percebeu o tanto que a voz é importante? O tanto que ela comunica? Já passou por situações onde o que foi dito nem teve tanto impacto perto do tom que foi utilizado? Perto da modulação?

Várias pesquisas nos mostram como a voz que utilizamos tem impacto na mensagem que transmitimos. Quando não há coerência entre o que dizemos e o modo como dizemos, a impressão preponderante é a da voz que utilizamos. Sabe quando você ganha um presente, não gosta, mas busca palavras simpáticas para agradecer? Pode ter certeza que não dá para disfarçar!

Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Esta data foi proposta por brasileiros, membros da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, em 1999. Começou como Dia Nacional da Voz, até que em 2002 vários países compraram a ideia… E o dia passou a ser mundial!

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apoia e divulga a data todos os anos. Neste ano o slogan da campanha é “Sua voz, sua identidade”. O tema nos faz refletir sobre o tanto que nossa voz é única, como nossa impressão digital. A voz que produzimos é o resultado de três dimensões. A dimensão física corresponde ao nosso tipo corporal. A psicoemocional tem a ver com as nossas características de personalidade, com a forma como vemos o mundo. A dimensão sociocultural refere-se a todo o nosso entorno, às pessoas que foram e são significativas para nós. Essas três dimensões influenciam e determinam o nosso modo de falar. Como esse conjunto é muito particular para cada um de nós, não existe uma voz igual a outra!

A voz é uma de nossas mais fortes projeções. Gosto de dizer que ela nos “escancara” para a vida, mostrando quem somos, como somos e como nos sentimos em cada momento. É muito bom quando nos sentimos representados pela voz que produzimos. É muito bom quando nossa voz é saudável e flexível, variando de acordo com as nossas emoções, com os nossos sentimentos, com as nossas impressões, e sinalizando tudo isso para que o outro possa nos entender e reagir como esperamos ou precisamos. Uma voz eficiente valoriza a nossa palestra, enaltece o projeto que apresentamos, atinge o outro como um abraço sonoro.

A pessoa que desenvolve algum problema de voz, pelo uso forçado, inadequado, ou por algum problema orgânico, sofre também pela limitação na demonstração daquilo que pensa e que sente. É como sermos privados das nossas roupas, e ficarmos apenas com a roupa do nosso corpo, a que vestimos agora. Podemos nos apresentar bem desse jeito no nosso trabalho, num passeio no shopping, na ida ao cinema. Mas seguramente vamos nos sentir deslocados se formos assim ao churrasco na beira da piscina, ao baile de gala. É justamente essa sensação de estarmos inadequados que se apresenta quando temos um problema de voz.

Vale a pena cuidarmos muito bem desse instrumento! Se você tem vontade de conhecer um pouco mais dos cuidados necessários e do que pode impactar positiva e negativamente a nossa produção, entre no site da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e faça o download dos manuais de orientação lá disponíveis.

Cuide de sua voz. E continue encantando e emocionando as  pessoas ao seu redor! Feliz Dia Mundial da Voz!

 

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade