PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de junho de 2021

A (re)invenção do marketing

Marcos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

Não há dúvida de que a rotina do profissional de marketing virou de pernas para o ar desde o estouro da pandemia da Covid-19, em março do ano passado. Cancelamento de eventos e conferências, redução em vendas, diminuição de budget e de equipe, baixa estima dos colaboradores e inúmeras incertezas quanto ao próprio trabalho e a saúde de amigos e familiares. Um ambiente VUCA elevado ao extremo.

O engajamento com o buying committee durante a jornada de compra foi diretamente impactado, pois as atenções do cliente também estavam divididas pelas mesmas angústias e desafios nos campos pessoal e profissional. Metas corporativas foram revisadas para baixo, e foi inevitável não abalar-se com as frequentes notícias sobre a deterioração de indicadores econômicos, redução do consumo de bens e serviços, aumento do desemprego, fechamento de unidades de produção e demissões em massa, além da pior consequência possível de uma pandemia em escala global: o rastro de dor, perdas e saudade daqueles que partiram.

Chegou 2021 e apesar de um cenário ainda trágico, a esperança por dias melhores veio embarcada em contêineres com milhões de ampolas de vacinas. Ainda que o ritmo de vacinação por aqui esteja aquém do que gostaríamos que estivesse, começamos a ver pequenos sinais de recuperação, seja econômica e no otimismo das pessoas e empresas, o que esperamos que se mantenha na medida em que a maioria da população estiver completamente imunizada.

Fato é que o profissional de marketing precisou reinventar-se. Não apenas migrar o que era físico para o digital, mas fazer diferente, e melhor. A criatividade foi colocada à prova. Um novo conjunto de ferramentas digitais emergiram neste período, mas nem por isso foi uma tarefa fácil. A fatiga digital provocada pelo prolongamento das restrições de mobilidade, em especial nos países latino-americanos, potencializou os desafios comuns ao marketing, sobretudo no que diz respeito à geração de leads e ao retorno sobre o investimento em marketing.

Foi preciso ampliar nossas competências em digital marketing, análise de dados e em Martech, olhar mais para o ecossistema de parceiros e aliados, não apenas investir em UX, mas ter a Experiência como ponto central na estratégia aplicada ao posicionamento e reputação de marca, aquisição e retenção de clientes. Com a consolidação do anywhere office, foi preciso mudar o mindset para adaptar-se às novas formas de comunicação e colaboração, capitaneadas por lideranças fortes e inspiradoras. Propósito deixou de ser uma buzz word.

Penso que não há fórmula pronta para alcançar o sucesso em marketing ou em qualquer outra disciplina do mundo dos negócios. São tantas as variáveis que não saberia nem por onde começar, mas quatro palavras-chave, a meu ver, ajudam a percorrermos essa complexa jornada do marketing nos tempos atuais: adaptação a mudanças, curiosidade, atitude pró-ativa e espírito de equipe.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade