PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
05 de maio de 2020

A necessidade é a mãe da reinvenção

Neivia Justa
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no LinkedIn, em 20 de abril.

Faz pouco mais de um mês que estamos em isolamento social, mas a sensação é que vivi 30 anos em 30 dias. Literalmente.

Em três décadas de carreira, já passei por algumas crises no país e nas empresas onde trabalhei, mas nunca vi nada parecido.

Acredito que nem os maiores futuristas do planeta poderiam prever que um mísero vírus nos traria tantos aprendizados e novas formas de olhar o mundo à nossa volta, em tão pouco espaço de tempo.

A necessidade é a mãe da invenção, já dizia Platão. Eu ouso dizer que, nesse momento em que o mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA) se tornou nossa realidade, a necessidade tem sido a mãe da nossa reinvenção.

Com a chegada da pandemia, da noite para o dia, nossos líderes descobriram que não existe negócio sustentável sem pessoas. E que, sem uma comunicação humana, inspiradora, confiável, de verdade e de propósito, é impossível manter essas pessoas emocionalmente seguras e engajadas. Principalmente, quando elas têm que trabalhar à distância, sozinhas em suas casas, adotando a tecnologia à velocidade da luz.

Tenho acompanhado muitas “lives”, com presidentes de empresas que estão fazendo um curso intensivo, na prática e na marra, em duas áreas até ontem relegadas à condição de áreas de apoio: Recursos Humanos (que eu chamo de Gente) e Comunicação.

Durante toda a minha carreira, ouvi esses mesmos líderes afirmarem que o RH precisava ser estratégico, mas poucas vezes encontrei ambientes corporativos onde a atuação estratégica desses profissionais era possível.

Quanto à comunicação, o cenário era bem mais primitivo: até ontem, pouquíssimos entendiam a necessidade e a relevância de ter uma área profissional e atuante na construção e gestão da sua reputação corporativa, engajamento de sua gente e gerenciamento de crises.

Comunicadores e RHs, o sonho de vermos nossas áreas reconhecidas e valorizadas, virou o “novo normal”!

Porque “gente é pra brilhar!” E, “quem não se comunica, se trumbica”. Espero que nossos líderes saiam dessa crise com mais empatia e menos empáfia. E que tenham aprendido a lição com o Corona, Caetano e Chacrinha.

Artigo publicado, simultaneamente, na edição de 20/04/20 do Jornal O Povo: https://mais.opovo.com.br/jornal/opiniao/2020/04/20/neivia-justa–a-necessidade-e-a-mae-da-reinvencao.html

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Neivia Justa

Neivia é executiva sênior de Comunicação e Diversidade&Inclusão, com 29 anos de experiência em empresas como Natura, GE, Goodyear e J&J. Jornalista, Palestrante, Mentora e Professora de Cultura e Transformação Digital, Liderança, Comunicação Inclusiva e Gestão de Mudança. Criadora da #JustaCausa e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e do Prêmio Aberje 2017. Top Voice 2018 do LinkedIn Brasil.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade