PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
23 de abril de 2025

A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação Interna

Thaís Naldoni
 
  • COMPARTILHAR:

Você já pensou na inteligência artificial como uma colega de equipe? Para muitas empresas, isso já é uma realidade.

Em um recente webinar promovido pela Invitro e pela Eva Copilot foram compartilhadas experiências práticas e reflexões sobre o uso da IA na Comunicação Interna. As aplicações vão muito além da automação de tarefas: estamos falando de segmentação inteligente de mensagens, personalização da comunicação com base em perfis comportamentais, automação de régua de disparos e até treinamentos simulados com roleplays que avaliam a performance de líderes.

Imagine poder identificar quais públicos precisam de reforço em determinados temas, disparar conteúdos no canal mais efetivo para cada perfil e colher feedbacks em tempo real, de forma ativa, com linguagem humanizada e contextualizada. Tudo isso com apoio de um assistente virtual que entende o momento, o conteúdo e o colaborador.

Mas, atenção: estamos falando não só de eficiência, mas também de conexão. Um dos grandes ganhos citados no webinar é justamente a capacidade da IA de atuar como uma ponte entre áreas, ritmos e linguagens diferentes, criando experiências mais fluidas e integradas para o colaborador – seja o que está no campo, no escritório ou em qualquer ponto de contato com a empresa.

Claro que desafios como a segurança da informação, a ética no uso de dados e a gestão dos “recursos artificiais” ainda estão em pauta. E devem estar. Mas ignorar o potencial da IA pelo receio do uso e desconhecimento de suas possibilidades, é perder uma excelente oportunidade de evoluir a maneira como comunicamos.

Afinal,  a IA não veio para substituir pessoas, mas para liberar tempo e energia para que a gente possa se dedicar ao que realmente importa: o relacionamento.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Thaís Naldoni

Thaís Naldoni é jornalista, pós-graduada em Direção Editorial pela ESPM e Diretora de Conteúdo LATAM da Invitro

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade