A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação Interna

Você já pensou na inteligência artificial como uma colega de equipe? Para muitas empresas, isso já é uma realidade.
Em um recente webinar promovido pela Invitro e pela Eva Copilot foram compartilhadas experiências práticas e reflexões sobre o uso da IA na Comunicação Interna. As aplicações vão muito além da automação de tarefas: estamos falando de segmentação inteligente de mensagens, personalização da comunicação com base em perfis comportamentais, automação de régua de disparos e até treinamentos simulados com roleplays que avaliam a performance de líderes.
Imagine poder identificar quais públicos precisam de reforço em determinados temas, disparar conteúdos no canal mais efetivo para cada perfil e colher feedbacks em tempo real, de forma ativa, com linguagem humanizada e contextualizada. Tudo isso com apoio de um assistente virtual que entende o momento, o conteúdo e o colaborador.
Mas, atenção: estamos falando não só de eficiência, mas também de conexão. Um dos grandes ganhos citados no webinar é justamente a capacidade da IA de atuar como uma ponte entre áreas, ritmos e linguagens diferentes, criando experiências mais fluidas e integradas para o colaborador – seja o que está no campo, no escritório ou em qualquer ponto de contato com a empresa.
Claro que desafios como a segurança da informação, a ética no uso de dados e a gestão dos “recursos artificiais” ainda estão em pauta. E devem estar. Mas ignorar o potencial da IA pelo receio do uso e desconhecimento de suas possibilidades, é perder uma excelente oportunidade de evoluir a maneira como comunicamos.
Afinal, a IA não veio para substituir pessoas, mas para liberar tempo e energia para que a gente possa se dedicar ao que realmente importa: o relacionamento.
Destaques
- Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
- Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
- COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
- Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
- Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar COP30: Comunicação como herança, consciência e potência políticaCarlos Parente A comunicação que transcendePablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH