PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
29 de maio de 2013

A imprensa da liberdade

Paulo Nassar
 
  • COMPARTILHAR:

Partiu o grande jornalista.  Não há duvidas de que as qualidades de sensível profissional de imprensa e de empreendedor de talento se combinaram na personalidade de Roberto Civita, presidente do Grupo Abril. Tanto que fundou e dirigiu revistas do significado da Veja, Exame, Quatro Rodas e Claudia, conseguindo triunfar em mercados diferentes, todos a exigir vasta energia criadora, além de fertilidade de recursos financeiros e técnicos.

Nada mais justo do que celebrar, portanto,  sua memória e entendê-lo no contexto de profunda mudança de paradigma da imprensa brasileira. Esta é, sem dúvida, uma forma de avaliar o papel de Roberto Civita. Um segundo caminho, em paralelo, é vê-lo, juntamente com seu pai, Victor Civita, como herdeiro da tradição de imigrantes italianos de defender, de maneira irrestrita, a liberdade de imprensa, e inovar na prática do jornalismo.

Se voltarmos no tempo, iremos constatar a existência de três grandes veios fundadores da imprensa brasileira. O primeiro de cunho oficial, a imprensa régia, trazida para o Brasil por Dom João VI quando deixou Lisboa fugindo das tropas do general Junot, de Napoleão, e embarcou numa das naus uma tipografia completa que tinha comprado na Inglaterra. Estava pronto o prelo para impressão da Gazeta do Rio de Janeiro, de fugaz influência.  A segunda ótica, a mais conhecida, está associada às meritórias lutas pela independência. A terceira, quase que absolutamente esquecida, ganha forma na presença da imprensa liberal, revolucionária e operária, organizada pelos imigrantes italianos.

Com efeito, no final do século XIX os títulos dos jornais italianos publicados no Rio de Janeiro falam por si: L’operario italiano, La voce del populo. L’emigrante, L’Italia Unita, o Giornale italiano. Em São Paulo, em 1870 circulavam o Garibaldi, Il movimento, Il corriere d’Italia, Gli italiani in San Paolo… Os dois primeiros jornais socialistas a circular no Brasil eram italianos –  La giustizia e Gli schavi Bianchi. No ano de 1907, apenas na capital paulista, circulavam o Fafulla, La tribuna italiana, Il secolo, L’avanti e o Corrieri d’Italia, isto para citar apenas os jornais importantes. Naquele ano, o jornal La battaglia conclamava os operários à greve. Quando se organizaram em 1900 uma das primeiras providências dos operários italianos foi editar o jornal Avanti, que em 14 meses se tornou diário, no mesmo momento em que se formavam ligas operárias de têxteis, chapeleiros, alfaiates, sapateiros. O movimento crescia na capital e no interior graças à propaganda e às primeiras grandes greves.

Os jornais italianos são contemporâneos de duas grandes vertentes do pensamento: as ideias socialistas, de influência na organização operária, e no sentimento de brasilidade pela hospitalidade da terra. Era dificílimo manter um jornal diário ou periódico. Nada lembrava os dias atuais. Não existiam agências, as máquinas impressoras eram escassas e havia poucas de grande porte, além da composição, com caracteres móveis. A impressão era feita a mão.

O Fanfulla – o nome era uma homenagem a um padre italiano no mesmo nome, mas os jornaleiros teimavam em gritar nas ruas A Fanfulla italiana –  foi um exemplo típico de jornalismo de “alta qualidade e bom senso”.  Em 1904 adquiriu uma rotativa Albert de Frankenthal e de quatro linotipos canadenses, tornando-se precursor de equipamentos que toda a grande imprensa adotaria nos anos seguintes.

Fez campanhas corajosas denunciando o tráfico humano de imigrantes, defendeu os interesses trabalhistas dos colonos e os direitos políticos dos descendentes de italianos.  Fundado em 1893 por um grupo de intelectuais italianos, circulou até 1965. Havia jornais satíricos, humorísticos, jornais políticos e publicações dirigidas por italianos em língua portuguesa, a exemplo da Estampa esportiva, dirigido pelo barão Nicolino Pepi, que foi considerada “o mais completo jornal de esportes” por volta de 1925.

O tempo passou. O grupo Abriu surgiu nos anos 50, no momento de renovação e profissionalização da imprensa. Nasceu num pequeno escritório no centro de São Paulo, a partir da revista Pato Donald, membro proeminente dos gibis da família Disney. Nos anos 60 e 70, a despeito da censura, o grupo cresceu e, entre outras, lançou a Veja, hoje uma das principais revistas em todo o mundo. Lutou e venceu a censura. Formou gerações de jornalistas, sempre com elevado critério profissional e de qualidade.

As suas realizações gráficas, editoriais e políticas têm a mesma marca dos pioneiros italianos da imprensa. Se uns, os antigos italianos, trouxeram para o Brasil a valorização do trabalho, as revistas criadas pelos Civita, Roberto à frente, galgaram novas alturas na defesa da liberdade de expressão. Se os pioneiros se voltaram para os italianos e seus descendentes, os Civita evoluíram para vislumbrar a sociedade como um todo. Na base de tudo, uma mesma raiz, um mesmo princípio: a liberdade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade