PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de abril de 2020

A era do lifelong learning

Vívian Rio Stella
 
  • COMPARTILHAR:

Para muitos, o trabalho está em casa e a casa no trabalho: reuniões no zoom, com trilha sonora dos desenhos dos filhos na TV; lives com cenários que, antes, eram íntimos e, agora, tornam-se públicos; FaceTime para beijos e abraços virtuais em amigos e familiares.

E estamos todos aprendendo a viver em uma nova rotina, a usar novas ferramentas, a lidar com o volume de informação, a conviver nesse novo mundo em que empatia e colaboração são desafiadas pelas necessidades individuais e pelo confinamento (temporário).

Muitas empresas de tecnologia liberaram o uso de ferramentas online, outras tantas instituições de ensino permitiram acesso a seus cursos gratuitamente, conteúdos diversos distribuídos nos mais diversos canais. Escolas têm precisado ensinar e se comunicar de outra maneira com pais e alunos para continuar atuando e manter sua marca forte.

Em meio a tudo isso, mais do que a força das marcas ou estratégias de comunicação, é evidente que o futuro do trabalho está totalmente relacionado à aprendizagem. E essa afirmação, aparentemente banal, é tão complexa e transformadora como o conceito que já deveria nortear e norteará a cultura de aprender: lifelong learning.

A aprendizagem ao longo da vida vem sendo discutida há mais de 40 anos e, nos últimos 20, passou a ser a grande diretriz de organizações como Unesco, Lifelong Learning Plataform.

Empresas como Mastercard, AT&T, Netflix passaram a integrar aprendizagem à estratégia de negócios, não só considerá-la como ações de treinamento somente.

Ao incorporar lifelong learning em sua cultura de aprender, essas empresas valorizam a autonomia, corresponsabilidade, interação entre pares, personalização da jornada de aprendizado. Como resultado, aumentam o engajamento e a retenção de talentos.

Mas o que os profissionais de comunicação têm a ver com essa conversa sobre aprendizado em tempos de isolamento? Tudo.

Considerando que aprendemos em conversas, observando a forma como as pessoas agem e como as empresas comunicam em tempos de crise, ouvindo especialistas em suas lives, fazendo e experimentando tecnologias e processos, muitas vezes mais do que em cursos programados pela empresa (seja online ou presencial), a área de comunicação pode contribuir muito para essa modalidade informal da aprendizagem, para criar ações integradas que geram engajamento e, assim, viabilizar uma cultura de aprender.

Nos próximos textos, convido você a navegar pelo lifelong learning e pensar de que forma a comunicação tem muito a somar nesse momento de transformação e de aprendizagem pulsantes!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Vívian Rio Stella

É idealizadora da VRS Academy. Doutora em Linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, além de consultora empresarial no campo da linguagem e das narrativas, atua como professora da Escola Aberje, Fundação Casper Libero, Fundação Dom Cabral, FIA-PROFUTURO e Casa do Saber. É autora do livro “Comunicação Eficiente: Como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade”, lançado pela Aberje Editorial. Instrutora de treinamentos empresariais, tem entre seus clientes empresas como BRF, CVM, Itaú-Unibanco, Pinheiro Neto Advogados, PWC, Syngenta e White Martins, entre outros.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade