PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de fevereiro de 2019

A arte de perguntar, ouvir e saber o que fazer com as respostas

Giovanni Nobile
 
  • COMPARTILHAR:

Comunicação deve sempre ser papel central para verdadeiras lideranças

(Imagem: Freepik)

Vivemos tempos de mudanças radicais. Como acompanhar? Todo dia uma novidade aparece com poderes de modificar tudo que era entendido como sólido e bem posicionado. O momento de protagonismo das mídias sociais pede a tradução dos novos tempos por parte das lideranças. Mais do que isso: como não viver à deriva e, ao contrário, ser protagonista da construção do seu próprio futuro? O caminho é justamente voltar à base da comunicação, que é e sempre será a mesma: ouvir, conectar e manter o diálogo aberto.

Se o fundamento é o mesmo, no campo da comunicação o que se altera é o espaço de inovação, em que a interação por aplicativos pede também por novas estratégias de comunicação por parte dos que se propõem a ser verdadeiros líderes. Sejam líderes em pessoa, seja uma instituição que busca se posicionar como liderança em qualquer segmento.

Parece complexo, mas é até simples. Tomar a atitude de modo consistente para a manutenção deste espaço de troca franca é que são elas. Isso exige planejamento com viés de execução ágil (inclusive de adaptação, quando necessário, claro) e firme. Este é um desafio que está posto e coloca à prova àquelas pessoas ou empresas que buscam ou necessitam deste espaço para seus negócios.

É o compromisso com a verdade que reforça relações

Nesse sentido, comunicar com clareza e verdade é ainda a alma de qualquer negócio. Uma dose de agilidade em tempos modernos também é saudável neste horizonte. Criar espaços para fortalecimento de vínculos, para afirmar laços de relacionamento é outra frente que ajuda e dá lastro aos discursos. De nada adianta um belo planejamento a partir de dados, algoritmos e qualquer inovação disponível no mercado se a base não for sólida e com base na realidade e nas ações práticas.

Vamos conversar?

Esta deve ser a perguntar de todo líder e ir além: ter esta questão nas entrelinhas de suas ações. Ou seja, manter-se aberto ao diálogo e verdadeiramente atento ao que todos têm a dizer. A atenção plena aos outros significa respeito. E é através dele que se consolidam verdadeiras lideranças.

Um líder que não tiver a comunicação como elemento estratégico não pode ser, como conceito, um líder. Eventualmente, pode até ocupar uma posição que pede por uma liderança. Mas liderar, de fato, sem a comunicação no centro, é inviável.

Para liderar é preciso inspirar confiança. E gerar relações de confiança não é algo que se faz do dia para a noite. Em tempos de fake news, vale sempre lembrar que é o compromisso com a verdade que fortalece relações. É a partir da construção da reputação, afinal, que se minimizam os impactos de notícias falsas (além de combatê-las frontalmente, claro, neste ambiente complexo e volátil que coloca as reputações como ativos ainda mais importantes nas estratégias de negócios).

Por fim, é necessário ter em mente que de nada adianta ouvir e não se mover. As mudanças do mundo pedem por movimento. A arte de perguntar, ouvir e saber o que fazer com as respostas. Isso é o que pode fazer a diferença.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Giovanni Nobile

Gerente de comunicação integrada na Unidade Assessoria de Comunicação do Banco do Brasil. Trabalhou com atendimento à imprensa no Banco, e com comunicação interna, redes sociais e imprensa na Fundação BB. Jornalista, escreveu em jornal e revista no Paraná e foi colaborador da revista Piauí. Tem dois prêmios Aberje.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade