PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
09 de outubro de 2013

8 de outubro – Dia Nacional da Comunicação Empresarial – 46 anos de Aberje

Lala Aranha
 
  • COMPARTILHAR:
Os comunicadores empresariais estão de parabéns. E as empresas muito mais, porque têm em seus quadros esses profissionais que não medem esforços para comprovar os resultados positivos e a importância da comunicação, seja ela institucional, corporativa ou organizacional para as empresas e organizações públicas ou privadas e as chamadas “não governamentais”. São incansáveis na tentativa de posicionar a comunicação no lugar estratégico a que tem direito para poder desempenhar seu papel de gestores. E a Aberje é certamente um dos artífices fundamentais do ensinamento, da disseminação e aculturação desta atividade, cada vez mais cientifica, sofisticada, profunda e relevante em todos os ambientes em que se pratica a administração estratégica.
Todos nós que recebemos em nossos e-mails esta bela homenagem à Aberje e seus colaboradores, também estamos de parabéns e nos consideramos felizardos e porta-vozes das boas novas. Eu mesma, já reenviei para vários amigos, colaboradores, empresários e meus conselheiros no Conrerp. Já li e reli várias vezes e ainda estou impactada pela qualidade da informação, dos testemunhos e das histórias que estou lendo. A TV Globo tem o programa “Vale a pena ver de novo”. Eu digo “Vale a pena ler de novo”. Da lembrança querida de vários nomes e rostos e daqueles mais recentes que não conheço pessoalmente, mas cujo trabalho já aprendi a admirar por meio da divulgação da própria Aberje.
Histórias bem contadas devem ser guardadas naquelas gavetas que são as mais acessíveis pra gente poder abrir, reler novamente e até recontar para um colega ou em casa pra família. E foi uma história bem contada que recebemos de presente hoje. É um trabalho muito criativo e fundamental sobre a comunicação empresarial, com depoimentos de profissionais que estão à frente da gestão da comunicação em vários setores da produção ou de verdadeiros mentores da atividade na Academia.  Daqueles que fundaram a Aberje em 1967 e daqueles, como o visionário Paulo Nassar, que vão festejar em 2017, os 50 anos da entidade.  Esse é um documento que deve estar em todas as mesas de estudo e trabalho amanhã e ser consumido e até degustado aos poucos porque todos os depoimentos são pessoais e por isso guardam suas verdades, seus desejos e suas mensagens.

O mais importante e interessante de tudo é que ao contar essa história, os “compiladores” Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, mostram que a Aberje e seus colaborados ainda vão contar mais histórias. Ou seja, não ficam deitados nos louros do passado nem tampouco em berço esplêndido, mas estão sempre construindo mais e mais para as gerações que vão seguir seus passos. Por isso, Paulo Nassar, o chamado “Senhor Aberje”, com carinho e com muito respeito, mentor da memória empresarial e das boas relações públicas, já antecipa que vem mais em 2017, que o sonho da sede própria vai chegar,que a globalização da Aberje já é um fato, que … muitos “ques” mais aos 50 Anos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Lala Aranha

Conselheira da gestão eleita do Conrerp Rio de Janeiro (2016-2018), foi presidente do Conrerp na gestão 2013-2015. É professora convidada do MBA de Comunicação Empresarial da Estácio Rio de Janeiro; conselheira do WWF Brasil; ouvidora do Clube de Comunicação do Rio de Janeiro; colunista mensal da Aberje.com. Lançou o livro Cartas a um Jovem Relações Públicas (Ed. Elsevier 2010); foi diretora da CDN Comunicação Corporativa; fundadora e diretora da agência CaliaAssumpção Publicidade e presidente da Ogilvy RP. É bacharel em Relações Públicas pela Famecos, PUC-RS; MBA IBMEC Rio de Janeiro, dentre outros cursos no Brasil e exterior. RG Conrerp 1ª. 2965.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade