Campanha da Volvo valoriza caminhoneiro
Andrea Martins
Baixa renumeração, estradas ruins, assaltos e acidentes. Motivos não faltam para que os motoristas de caminhão se sintam desmotivados a seguir na profissão. Pesquisas mostram que 55% dos caminhoneiros deixariam o volante dos veículos pesados e que 86% não gostariam que o filho seguisse o mesmo caminho. Em um país como o Brasil, com 70% do transporte de carga concentrado em rodovias, os dados preocupam o setor.
São quase 2 milhões de veículos pesados, entre autônomos, empresas e cooperativas – e há risco de faltar mão-de-obra quando a economia se recuperar. “Há dois anos estava faltando 100 mil motoristas. Atualmente, com a crise, não há déficit”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina. “Mas quando o Brasil voltar a crescer, este problema vai retornar. Se os caminhões pararem, o Brasil para.”
Para tentar reverter esta percepção negativa em relação à profissão, a sueca Volvo lançou, no Brasil, uma campanha de valorização do profissional de caminhão. A primeira ação é a promoção Sua Voz Te Leva Longe, que vai ouvir a opinião dos motoristas sobre as estradas brasileiras e vai sortear um participante para viajar à Suécia, sede da Volvo, em outubro, acompanhado do jornalista Pedro Trucão, do programa Pé na estrada, da TV Bandeirantes.
“A Suécia tem um dos melhores transportes de carga do mundo”, diz Pedro Trucão, que cobre o setor de caminhões desde 1981. “A ideia é rodar por aquele país, ver as condições de lá, o que é bom e funciona, para implantar aqui.”
A Volvo espera coletar informações importantes com esta campanha, para entender as percepções e necessidades dos motoristas e desenvolver ações a partir da pesquisa.
“Os dados da pesquisa vão nos oferecer subsídios para ações que contribuam para que a profissão de motorista seja mais valorizada a partir do ponto de vista dos próprios motoristas”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
Para participar do sorteio, o caminhoneiro deve se inscrever e responder a um questionário que aborda assuntos relacionados à vida na estrada. O motorista poderá também mandar um depoimento sobre o que a profissão tem de positivo e o que pode ser feito para melhorar, em qualquer formato. Serão aceitos textos, poemas, músicas e vídeos. Os melhores poderão ilustrar as ações de divulgação da campanha.
As inscrições podem ser feitas no site da promoção www.suavoztelevalonge.com.br até dia 31 de julho. O sorteio será realizado no dia 3 de agosto. O vencedor ganhará uma viagem à Suécia de uma semana e ainda irá conhecer a realidade do transporte de cargas no país e visitar a fábrica da Volvo em Gotemburgo.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto