- BLOGS
- Mais Diversidade
Mais Diversidade
O que é marketing LGBT?
O ano mal passou da metade, mas 2016 já pode ser considerado importante para a visibilidade da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) na comunicação das empresas. No Brasil, grandes marcas aderiram ao discurso friendly e deram voz a lésbicas, gays e pessoas trans em suas peças publicitárias. No mercado, já há quem fale....
Ricardo Sales
25/07/2016
Breve história da diversidade nas organizações – parte II
No post anterior, vimos que as políticas de diversidade nas organizações tiveram origem nas reivindicações de movimentos sociais que ocuparam as ruas, sobretudo, dos Estados Unidos e Europa, nos anos 1960. Elas foram uma resposta às ações afirmativas que determinavam cotas para negros e mulheres em algumas empresas – aquelas que faziam negócios com o....
Ricardo Sales
20/07/2016
Breve histórico da diversidade nas organizações. Parte I
É comum que se associe as políticas de diversidade no trabalho a iniciativas voluntárias de organizações preocupadas com o bem estar da sociedade. Se por um lado, isso não é uma mentira absoluta, por outro ignora alguns processos históricos que têm profunda relação com as discussões de que participamos hoje. Falar em diversidade nas empresas....
Ricardo Sales
13/07/2016
Por que 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT
28 de Junho é o Dia do Orgulho LGBT. Um bom ponto de partida para recontar esta história é lembrar que não se trata apenas de “orgulho gay”. A sigla LGBT abriga mais identidades que essas quatro letras dão conta de explicar e é importante reforçar a participação também das lésbicas, bissexuais e pessoas trans....
Ricardo Sales
27/06/2016
Respeito às diferenças
É comum que empresas e movimentos ativistas gastem tempo, dinheiro e energia com o discurso da tolerância. Esses grupos, muitas vezes movidos pelas melhores intenções, batem na tecla de que é preciso lidar com as diferenças de outra forma, superando o preconceito. Assim, investem em manifestações, discursos e peças de comunicação que reforçam essa....
Ricardo Sales
21/06/2016
Uma tragédia no Dia dos Namorados
Estava tudo preparado. Domingo, 12 de junho, dia dos namorados. As marcas mais progressistas – ou pelo menos as que querem ser percebidas assim – programaram posts especiais para a data. Nas redes sociais, casais de todos os tipos se beijando. Inclusive lésbicas e gays. Até aí tudo certo e muito bem-vindo. Mas faltou combinar....
Ricardo Sales
13/06/2016
Gay não é tudo a mesma coisa
O título deste post pode parecer meio óbvio, mas, como diz aquela máxima, às vezes o óbvio precisa ser dito. É bastante comum tratar a população LGBT como se o grupo fosse uniforme e homogêneo, o que não é verdade. E para nós, comunicadores, entender algumas distinções é fundamental para construir textos e peças que....
Ricardo Sales
07/06/2016
As marcas e a Parada LGBT
No ano em que celebra sua vigésima edição, a Parada do Orgulho LGBT, que acontece neste domingo (29) em São Paulo, ganhou dois importantes reforços: o prefeito Fernando Haddad incluiu o evento no calendário oficial da cidade e grandes marcas aderiram à celebração da diversidade. O destaque de 2016 fica por conta da AMBEV, que....
Ricardo Sales
26/05/2016
Direito ao uso do nome social já está sob ameaça
O direito ao uso do nome social nas autarquias e órgãos públicos, uma das poucas conquistas da população trans nos últimos anos, está sob ameaça. Deputados de partidos aliados ao Governo interino (PSDB, PRB, PV, PR, PHS, PSB, PSC) entraram com pedido de revogação do Decreto n° 8727. A medida, assinada por Dilma Rousseff poucos....
Ricardo Sales
19/05/2016
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30























