28 de janeiro de 2021

Bayer apresenta iniciativas institucionais para 2021

Inovação, Pessoas & Cultura e Sustentabilidade são os pilares que norteiam a estratégia de colaboração e os projetos da companhia

Inovação, Pessoas & Cultura e Sustentabilidade são os pilares que norteiam a estratégia de colaboração e os projetos da companhia

Malu Weber e Marc Reichardt

A Bayer, multinacional alemã com 157 anos de história e atuação nos pilares de saúde e nutrição, comemora, este ano, 125 anos no Brasil. Para iniciar as celebrações da data, a empresa promoveu ontem (27) o Encontro Virtual One Bayer, evento inédito que reuniu pela primeira vez seus principais líderes de negócio para anunciar os próximos passos das suas divisões no país. Do ponto de vista institucional, a companhia anunciou um novo direcionamento para a sua estratégia organizacional: a colaboração. A nova proposta da empresa está alinhada ao fato de que 2020 foi um ano particularmente desafiador, com a pandemia do novo coronavírus evidenciando que a humanidade enfrenta, a partir de agora, desafios coletivos. Para solucioná-los, atores isolados não bastam: é preciso haver cooperação, parceria e colaboração entre empresas, startups, instituições, pessoas e governos.

Todas as iniciativas desenvolvidas pela empresa estão ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, metas com as quais a Bayer é comprometida, como empresa signatária do Pacto Global. Algumas ações institucionais em 2020 marcaram essa transição da companhia este novo momento, pautado pela colaboração: a inauguração do LifeHub SP, primeiro centro de inovação aberta da empresa na América Latina e o mais completo do mundo, o lançamento do Programa Liderança Negra Bayer – maior edição de seu programa anual de trainee já realizada no Brasil, com vagas exclusivas para profissionais negros –, e o lançamento de um Programa de Mentoria para Negros, um projeto interno que visa oferecer a estagiários e profissionais juniores negros da empresa uma capacitação profissional ampla, que contribua para suas carreiras.

Uma das novidades recentes do pilar de Pessoas & Cultura é o uso da tecnologia para promover inclusão e diversidade dentro da empresa. A Bayer tem começado a utilizar Inteligência Artificial (IA) para seus processos de recrutamento, a fim de não os enviesar. A Bayer ainda está estudando a melhor forma de implementar essa inteligência, para que ela não reproduza os equívocos humanos e consiga trazer a diversidade que a empresa busca. Ferramentas de people analytics também têm sido usadas para sofisticar as informações que a empresa colhe para ajudá-la a tomar decisões mais assertivas. O parâmetro para as análises é o ciclo de vida do colaborador, que vai desde sua seleção até a sua saída, para saber o quanto a companhia é diversa de fato e quão diversos são os nossos planos de sucessão. Agora, ao saírem da organização, os funcionários geram dados que são utilizados pelo setor de RH através de dashboards que indicam se a empresa está perdendo pessoas que representam pilares de diversidade.

Essas várias tecnologias têm permitido à Bayer mensurar, dentro da estrutura da empresa, a representatividade étnico-racial nos diferentes níveis e os gaps que existem na liderança, por exemplo. A partir desta análise foi lançado, em setembro de 2020, o Programa Liderança Negra Bayer, um Programa de Trainee voltado exclusivamente para profissionais negros e negras.

A sustentabilidade é um tema transversal dentro da Bayer, que atravessa e informa todas as suas decisões de negócio. A empresa acredita que a adoção de práticas sustentáveis por parte de governos, empresas e pela sociedade civil de forma ampla seja uma das necessidades mais urgentes da contemporaneidade. No ano passado a Bayer teve alguns marcos de sustentabilidade importantes:

  • Conselho Global de Sustentabilidade – a criação de um Conselho Global externo de Sustentabilidade, formado por experts renomados, com o propósito de prestar consultoria à liderança em torno de sustentabilidade e ajudar a incorporá-la a todos os nossos projetos e decisões de negócio.
  • Projeto Carbono – lançada pela nossa área de Crop Science, a iniciativa recompensa agricultores que geram créditos de carbono a partir de práticas agrícolas sustentáveis. É a primeira do tipo no setor agrícola no Brasil e reforça um dos principais compromissos de sustentabilidade da Bayer – a redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa no campo até 2030. O projeto continua em andamento em 2021 e apresentará seus primeiros resultados no meio do ano, por meio de mensurações de carbono no solo das propriedades envolvidas.
  • Marcos e conquistas – No meio do ano de 2020 a Bayer atingiu a marca de seis fábricas operando com energia renovável, utilizando biomassa como combustível para suas operações: Trata-se de unidades que produzem sementes de milho: Uberlândia, Paracatu e Cachoeira Dourada, no estado de Minas Gerais, Santa Helena (GO), Campo Verde (MT) e Itaí (SP).

Além disso, a companhia se tornou, em setembro do ano passado, signatária oficial da Rede Brasil do Pacto Global, integrando as plataformas de “agro sustentável”, “clima”, “objetivos de desenvolvimento sustentável” e “comunicar e engajar”. A iniciativa reforça a importância da colaboração, direcionamento estratégico para o ano.

“Não se trata de uma campanha, mas de uma evolução da nossa narrativa que reflete o processo de transformação organizacional que estamos vivendo e alinha nossas mensagens aos propósitos da companhia. Mais do que fortalecer nossa voz, queremos ampliar nossa escuta: para ser bom mesmo, tem que ter VOCÊ”, pontua Malu Weber, Diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil.

Além disso, Marc Reichardt, Presidente da Bayer no Brasil, reforçou que vai ancorar as estratégias colaborativas nos pilares de Sustentabilidade, Inovação Aberta e Pessoas & Cultura. “Os três estão intimamente ligados entre si. A empresa investe em inovação com o objetivo de criar práticas, soluções e produtos que ajudem a sociedade a enfrentar os grandes desafios socioambientais do nosso tempo, como as mudanças climáticas, o aumento exponencial da população global e o envelhecimento da nossa sociedade. Para cumprir essa missão, a Bayer entende que precisa reunir pessoas diversas, com histórias, origens e contribuições particulares, em um ambiente acolhedor e plural”, afirma.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *