03 de maio de 2022

Banco do Brasil investe em nova editoria do Blog BB com conteúdos sobre segurança digital

BB investe em nova editoria do Blog BB com conteúdos sobre segurança digital
O Banco do Brasil lançou, na semana passada, uma nova editoria específica com dicas sobre segurança digital no Blog BB: https://blog.bb.com.br/. O Objetivo é concentrar os conteúdos sobre o tema para facilitar a navegação dos leitores (clientes ou ainda não clientes) sobre informações que podem fazer toda a diferença na prevenção de golpes e fraudes.
Para Lilian de Paula, gerente de soluções de negócios digitais que cuida do Blog BB, o conteúdo é a principal matéria-prima do Blog BB e deve ser produzido com consistência, mirando uma estratégia e sob um planejamento. “Ao criarmos essa mídia proprietária, passamos a ter em mãos a possibilidade de atuação firme em territórios temáticos, com curadoria, informações práticas e conteúdos legítimos do segmento bancário, inclusive com dicas úteis para nossos clientes e para os que ainda não são clientes também. Isso fomenta o debate acerca dos temas que tratamos”, considera.
A importância da informação na segurança digital
Dizer que cibersegurança é um tema relevante na agenda dos bancos não é exatamente uma novidade. O que chama a atenção é o peso que o assunto ganhou nos últimos anos, principalmente com o aumento do uso de soluções digitais durante a pandemia.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os investimentos em segurança cibernética estão no topo das prioridades em tecnologia para 100% dos bancos que responderam à pesquisa mais recente sobre o tema.
Atualmente, os bancos investem, em média, cerca de 10% de seu orçamento de tecnologia da informação (TI) em segurança cibernética – o que equivale a algo em torno de R$ 2,5 bilhões, quando somados os investimentos de todas as instituições.
Mas, sozinha, a tecnologia não é capaz de conter todas as ameaças. Isso porque as linhas tecnológicas mais avançadas não são suficientes para impedir um criminoso de conseguir certas informações por meio de um golpe de engenharia social, por exemplo.
Dados do Fórum Econômico Mundial indicam que 95% das falhas em segurança digital envolvem o fator humano. Não à toa, a organização atribui à habilidade de se defender de riscos cibernéticos a mesma importância da leitura, da escrita e da capacidade de fazer cálculos aritméticos básicos como competências fundamentais na formação dos cidadãos.
Para compartilhar
Controlar a vida financeira na palma da mão, pelo aplicativo instalado no celular, já é a realidade de milhões de brasileiros. Isso significa praticidade e rapidez, e deve acontecer sempre da forma mais segura possível.
Por isso, ensinar o maior número de pessoas habilidades básicas de segurança — como usar senhas fortes, identificar golpes de phishing e entender como dados são roubados por meio da engenharia social — pode melhorar muito a segurança nas plataformas digitais, evitando assim uma grande dor de cabeça para os clientes e o impacto de perdas operacionais para o Banco do Brasil.
Mais de 1 milhão de pessoas já acessaram os conteúdos sobre segurança digital no Blog BB, e o índice de aprovação dessas matérias (curtidas) alcança a média de 90%.
Os golpes mudam  mais rapidamente do que a gente imagina. Por isso, a melhor forma de prevenção é manter-se informado. É interessante para você, para nossos clientes e para a toda sociedade.

Aproveite para conferir também os sete primeiros episódios do podcast Segurança em Rede no Blog.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *