Comunicação para mobilidade

Como tornar as cidades mais inteligentes e o trânsito mais simples para o melhor convívio entre os cidadãos

 

Apresentado por:

Patrocinado por:

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

1º encontro: O papel do comunicador na discussão de
políticas públicas de fomento à eletrificação no Brasil

Quais são as principais visões de futuro ligadas à mobilidade no Brasil? As políticas públicas atendem às necessidades da população? E por sua vez, como essas políticas se conectam com as prioridades e estratégias de empresas do setor automotivo? Qual é o papel da eletrificação nesse complexo sistema de mobilidade do futuro? Os mercados mais avançados em direção à esses futuros são aqueles que possuem políticas públicas claras e estabelecidas. Caberá, portanto, ao profissional de comunicação participar ativamente do diálogo entre organizações, a sociedade e o poder público para contribuir com o entendimento das novas tendências da indústria em médio e longo prazo.

Programação

10:00 – Abertura

  • Hamilton dos Santos
    Diretor Geral da Aberje

10:10 – Debate

  • Fábio Trindade (mediador)
    CEO Motorsport Network Brazil
  • Nelson Silveira
    Diretor de Comunicação da GM
  • Clarisse Linke
    Diretora Executiva do ITDP no Brasil
  • Nivalde Castro
    Professor doutor do Instituto de Economia da UFRJ Coordenador do GESEL12:00 – Encerramento

Palestrantes

  • Fábio Trindade (mediador)

    CEO Motorsport Network Brazil

    Responsável pela operação da Motorsport Network no Brasil, possui MBA em Gestão, bacharelado em Tecnologia, especialização em jornalismo automotivo e marketing digital. Foi o criador e fundador do CARPLACE em 2006. Além dos mais de 14 anos cobrindo a indústria automotiva, também acumula experiência nas áreas de engenharia, mecânica e tecnologia com passagens pela ABB e empresas de tecnologia da informação.

  • Nelson Silveira

    Diretor de Comunicação da GM

    Nelson Silveira é Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors. Antes de iniciar sua carreira corporativa, ele atuou como jornalista de 1990 a 2001. Nelson é Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Campinas. Ele foi reconhecido em 2016 and 2018 com o “Prêmio Comunicador do Ano ABERJE”. Em 2016 e 2017, foi nomeado como um dos mais influentes comunicadores do mundo pelo PR Week Global Powerbook.

  • Clarisse Linke

    Diretora Executiva do ITDP no Brasil

    Clarisse Cunha Linke é Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Atua no ITDP Brasil como diretora executiva. Ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Durante o período de 2006-2011, ela fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namibia (BEN Namibia), onde foi uma das responsáveis pela expansão das atividades da organização, se tornando a maior rede de distribuição de bicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia” pelo trabalho realizado na Namíbia com mulheres. Entre 2016-18, Clarisse lecionou “Gestão das Entidades do Terceiro Setor: Aspectos Estratégicos e Mercadológicos” no Laboratório Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Instituto de Economia da UFRJ. Entre 2017-2019, foi parte do Conselho de Diretores da Rede de Transporte de Baixo Carbono (SLoCaT). Clarisse faz parte do Conselho do Futuro da Mobilidade do Fórum Econômico Mundial. Ela se juntou ao ITDP Brasil em 2012 e atua como Diretora Executiva do escritório no Brasil. Em 2019, foi reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI).

  • Nivalde Castro

    Professor doutor do Instituto de Economia da UFRJ Coordenador do GESEL

    Professor doutor do Instituto de Economia da UFRJ e Coordenador do GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – da UFRJ, desde 1997. Autor de livros, artigos e relatórios técnicos sobre temas estratégicos do setor elétrico notadamente H2, mobilidade elétrica, segurança cibernética, tecnologias exponenciais e centrais elétricas reversíveis.

 

Vídeos

Lab de Comunicação para a Mobilidade 16/06

Comunicação para Mobilidade