PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de setembro de 2015

Diálogo ou duelo?

Luis Alcubierre
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no LinkedIn, em 28 de setembro de 2015

Algumas situações as quais tenho presenciado levam-me a acreditar que não está sendo fácil para as pessoas se entender. O que será que tem ocorrido para que simples conversas acabem em tensas disputas por ideias e pela satisfação de ver seu ponto de vista prevalecer, ainda que as do outro sejam mais consistentes? O que aconteceu com o “prefiro ser feliz do que ter razão?”.  Já percebeu como temos nos equivocado? Intuiu em algum momento que o esforço que estamos fazendo para influenciar o outro pode ser efêmero? Por acaso você já chegou a abandonar alguma “batalha” por acreditar que não valia a pena lutar por ela? Já deu vontade, mas a vontade de se impor falou mais alto? Vamos ver: quanto tempo do seu tempo dedica a resolver conflitos? E quanto desse tempo é perdido por sentir-se absolutamente incapaz de fazê-lo? No fundo, muito da produtividade das pessoas está sendo perdida porque elas seguem não colocando os interesses comuns à frente de seus próprios interesses.   Aprendemos a tentar fazer valer o que pensamos e essa “razão” pretensamente nos coloca em alguma vantagem. O ego é capaz de nos levar para cima como um foguete, mas não nos prepara para a reentrada, ou seja, a realidade. Tem nos faltado o exercício da ponderação, da contemplação e do reconhecimento sobre a opinião alheia como uma possível escolha. O desejo de ter razão embaça a visão dos que acreditam ter em mãos verdades absolutas. Vivemos hoje uma crise no diálogo, pois simples confrontos de ideias estão se transformando em duelos. Antes de seu sucesso com Blade Runner, o diretor Ridley Scott lançou um filme chamado Os Duelistas. O enredo trata de dois personagens que durante quinze anos se encontraram meia dúzia de vezes para duelar. Tentam se matar sem mesmo ter certeza do motivo que os leva a isso. Mais ou menos como na vida real, o filme apresenta três resultados possíveis: a eliminação dos dois; de apenas um ou ainda a possibilidade de ambos sobreviverem. Em qualquer uma delas não há hipótese para o acordo, uma vez que fica clara a persistência pelo confronto.

Na natureza humana, a arte de vencer o oponente ainda parece valer mais do que a crença de que é possível construir com ele uma nova e próspera verdade.  Para resolver a contenda, já dará um passo enorme aquele que decidir jogar suas armas fora e colocar-se em uma posição de abertura, disposição e motivação para outro nível de debate.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luis Alcubierre

Luis Alcubierre é executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Governamentais há mais de 25 anos e hoje atua como conselheiro para a América Latina da Atrevia, agência espanhola de PR e Corporate Affairs, além de liderar o escritório Advisor Comm. É também palestrante, mediador e mentor. Formado em Comunicação Social pela FIAM, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela FIA-USP, com diversos cursos de gestão de liderança e negociação realizados em instituições como IESE, Berlin School of Creative Leadership, Columbia Business School, Universidad Adolfo Ibañez, Escuela Europea de Coaching, Fundação Dom Cabral, IBMEC e FGV. Foi diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos de empresas como Kellogg, Pernambucanas e Samsung, onde teve responsabilidades adicionais pela Comunicação na América Latina. No Grupo Telefônica, assumiu a Direção Global de Marca e Comunicação da Atento em Madrid, na Espanha, sendo responsável pela gestão da área em 17 países. Passou ainda por Dow Química, TNT (adquirida posteriormente pela Fedex) e Rede (antiga Redecard), tendo iniciado sua carreira no rádio, nos sistemas Jornal do Brasil e Grupo Estado. Também foi membro do Conselho de associações ligadas às indústrias de alimentos, varejo, vestuário e mercado financeiro, onde teve importante papel negociador em distintas esferas de governo.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaCOP 30: a ancestralidade pode definir o futuro
  • Paulo NassarDo operário analfabeto ao operário leitor
  • Paulo NassarA Aberje e o logos tropical: quando a palavra funda o destino

Destaques

  • Encontro do Capítulo Aberje MG com Grupo In Press discute Novas Fronteiras da Comunicação
  • Paulo Nassar participa de entrevista com Roberto D’Ávila na GloboNews
  • Encontro dos Comitês Aberje destaca resultados e reflexões sobre o papel estratégico da comunicação

Notícias do Mercado

  • Professores da Escola Aberje participam de e-book do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise
  • Fundação Banco do Brasil lança 13ª edição do Prêmio de Tecnologia Social
  • Rede Aberje na COP30: Abrafati e Amaggi reforçam compromissos com descarbonização e economia de baixo carbono na COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.