02 de junho de 2020

Principais impressões da sexta edição do ‘State of Marketing’ da Salesforce

Para a sexta edição do relatório “State of Marketing”, a Salesforce Research entrevistou quase 7000 líderes de marketing em todo o mundo para descobrir alterações nas definições de sucesso de marketing, mudanças nos padrões de engajamento e práticas de privacidade, desenvolvimento de conjuntos de habilidades em processos de marketing e desenvolvimento de estratégias e táticas de gerenciamento de dados.

O relatório observa que, após a pandemia da COVID-19, os padrões de engajamento do cliente estão mudando mais uma vez e os profissionais de marketing estão na vanguarda da inovação. Aqui estão as três principais conclusões:

1) A transformação do marketing assume nova urgência: as expectativas e comportamentos dos consumidores, empresas e sociedade em geral estão mudando com rapidez e magnitude sem precedentes. Os profissionais de comunicação e marketing estão sob uma tremenda pressão para revisar seus modelos organizacionais e usar a tecnologia para fornecer um envolvimento diferenciado do cliente digital. A inovação é a prioridade número um dos líderes desta área;

2) Os conjuntos de dados do cliente preparam o terreno para o marketing empático: à medida em que os clientes navegam em uma série de “novas normais”, o envolvimento personalizado e empático nunca foi tão importante. A entrega de mensagens e ofertas compatíveis com as necessidades e expectativas únicas de um indivíduo requer insights profundos. Os profissionais de comunicação e marketing estão mudando a maneira como obtêm e gerenciam os dados dos clientes e aumentam o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) que os ajudam a aproveitar ao máximo. Os profissionais de marketing relatam um aumento de 186% na adoção da IA desde 2018;

3) Os profissionais de comunicação e marketing dobram o valor do negócio: profissionais da área têm uma oportunidade única de transformar relacionamentos confiáveis com os clientes em valor comercial. Acompanham cada vez mais métricas como satisfação do cliente, engajamento digital e valor vitalício do cliente para obter uma imagem holística do que está funcionando e do que não está ao longo da jornada do cliente.

As informações contidas neste relatório demonstram a importância dos principais valores: 1. foco incansável na experiência do cliente, 2. compromisso inabalável com a ajuda, a relevância e a confiabilidade, e 3. busca contínua pela inovação – e o que os principais profissionais de marketing fazem para viver com eles.

Veja algumas lições importantes para profissionais de marketing digital:
– Em uma economia digital hiperconectada, compartilhando conhecimento, a experiência do cliente se tornou mais importante do que nunca;
– Inovação e engajamento do cliente em tempo real são as duas principais prioridades para os profissionais de marketing;
– O marketing é um trabalho de equipe e a colaboração multifuncional é uma aposta na mesa;
– A IA, as ferramentas sociais e as análises são as principais prioridades para o aumento da adoção e uso – e a TI desempenhará um grande papel no sucesso.

* para fazer download, o produtor do conteúdo quer seus dados. Decida e vá em https://www.salesforce.com/form/pdf/6th-state-of-marketing/

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

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