Este blog
Querido internauta,
Dou início ao blog Vetor Cultural. Ele vai tratar de cultura: filmes, discos, livros, música, programas de televisão e rádio e internet, serviços de streaming, espetáculos de dança, moda e teatro, concertos, shows e exposições. Vai também dar dicas de cultura e apresentar playlists e transmissões musicais, com programas que não seriam aceitos na mainstream ou mesmo em outras emissoras digitais de rádio.
Mas este não é apenas um espaço de variedades. Na realidade, desejo analisar a cultura e a política cultural, a cultura e as grandes aquisições das corporações de entretenimento como um fenômeno do mercado de massa. As obras de arte e afins não deixam de ser produtos de consumo. Na Era da Informação e do consumismo cultural exacerbado, nada escapa do esquema de produção, distribuição e recepção.
Mas isso não quer dizer que, por causa do fator de mercado, os produtos culturais e artísticos devam ser reduzidos a meros fetiches. A força deles provém da inserção no sistema, e seu valor pode ser medido pela maneira com que podem inovar e subverter os hábitos dentro de esquemas redundantes. O ponto de partida de todo o produto artístico é o mercado, mas o seu vetor inclui você. Cabe a você (a mim, a todos) reprocessar o material e transformá-lo em um valor de uso criativo e inaudito.
Espero que você curta!
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025