Este blog

Querido internauta,
Dou início ao blog Vetor Cultural. Ele vai tratar de cultura: filmes, discos, livros, música, programas de televisão e rádio e internet, serviços de streaming, espetáculos de dança, moda e teatro, concertos, shows e exposições. Vai também dar dicas de cultura e apresentar playlists e transmissões musicais, com programas que não seriam aceitos na mainstream ou mesmo em outras emissoras digitais de rádio.
Mas este não é apenas um espaço de variedades. Na realidade, desejo analisar a cultura e a política cultural, a cultura e as grandes aquisições das corporações de entretenimento como um fenômeno do mercado de massa. As obras de arte e afins não deixam de ser produtos de consumo. Na Era da Informação e do consumismo cultural exacerbado, nada escapa do esquema de produção, distribuição e recepção.
Mas isso não quer dizer que, por causa do fator de mercado, os produtos culturais e artísticos devam ser reduzidos a meros fetiches. A força deles provém da inserção no sistema, e seu valor pode ser medido pela maneira com que podem inovar e subverter os hábitos dentro de esquemas redundantes. O ponto de partida de todo o produto artístico é o mercado, mas o seu vetor inclui você. Cabe a você (a mim, a todos) reprocessar o material e transformá-lo em um valor de uso criativo e inaudito.
Espero que você curta!
Destaques
- Estão abertas as inscrições para a 51ª edição do Prêmio Aberje
- Aberje lança “Análise Econômica” sobre paradoxo nas áreas de Comunicação Corporativa
- Diretor-presidente da Aberje reflete sobre legado do Papa Francisco em artigo
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
ARTIGOS E COLUNAS
Elisa Prado Reputação – valor essencial no ambiente esportivoAdriana Noguti A importância da Comunicação Corporativa para o mercado financeiro e de capitaisThaís Naldoni A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação InternaLuis Alcubierre A linguagem é um vírusPaulo Nassar Morreu um homem bom