×

Votorantim Cimentos promove campanha global sobre segurança

A terceira edição do Global Safety Day reforça posicionamento da companhia com público interno

Os desafios de orquestrar uma campanha global são sempre grandes. A Votorantim Cimentos, uma das dez maiores empresas do setor de materiais de construção do mundo, lançou neste ano a terceira edição do Global Safety Day, sua campanha global sobre segurança, coordenada pela área de comunicação sediada no Brasil. A iniciativa aconteceu no dia 9 de junho e teve como mote “Segurança é o meu maior legado, um valor que passa de geração em geração”.

Viviane Mansi, gerente global de Branding e Comunicação Interna e líder do projeto, ressalta que a segurança é um tema que está no dia-a-dia da empresa e que requer um olhar continuado. Desse modo, além da série de atividades, conteúdos e relatórios mensais que tratam disso, a campanha surge para reforçar a visão da empresa em nível global, a fim de que todas as regiões reflitam sobre o tema.

Para uma empresa que tem mais de 15 mil funcionários espalhados em 14 países, são muitos os desafios de comunicação da campanha. “O primeiro [desafio] é encontrar uma abordagem que seja válida para todos esses países, cuja variedade de culturas é bastante significativa”, afirma Mansi. “Em segundo lugar, ao fazer peças e discursos, é preciso que seja de uma maneira que possibilite adaptações locais”.

No dia da campanha, houve uma transmissão global do qual participaram o CEO Walter Dissinger e os heads regionais. Em seguida, os líderes dialogaram com suas equipes para que as informações alcançassem todos os níveis. O objetivo dessa forma é que o assunto segurança chegue de uma forma pessoal. Outra parte da campanha consistiu na utilização dos canais internos da companhia para engajar os funcionários, promovendo a produção de conteúdo e interação: eles postam fotos, contam histórias – não só de dentro da empresa, mas também sobre suas famílias e amigos – e fazem depoimentos. “Tudo isso visa o empregado se sentir seguro para falar sobre a situação e, por exemplo, avisar e proteger seus pares quando ele vê algum risco”, afirma Mansi.

“O Global Safety Day é uma iniciativa relevante porque legitima e põe em prática um de nossos pilares estratégicos – práticas sustentáveis, em que segurança vem em primeiro lugar – e é um importante demonstrativo de que a comunicação contribui para reforçar e disseminar a estratégia da companhia”, afirma Malu Weber, Head Global de Comunicação Corporativa e Gestão de Marca.

 

Votorantim Global Safety Day 1

Global Safety Day: vídeo conferência para transmissão da mensagem do presidente

Votorantim Global Safety Day 2

Global Safety Day: todas as regiões conectadas ao vivo