×

Vivo mobiliza colaboradores para realização de trabalho voluntário

A Fundação Telefônica Vivo promove, nesta sexta-feira (19), o Dia dos Voluntários Telefônica (DVT), com cerca de 6,5 mil colaboradores mobilizados em atividades voluntárias em 58 ONGs de 47 cidades no País, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. A Telefonica Vivo é associada da Aberje.

O número de colaboradores envolvidos é o maior desde o começo da iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em 2005 e chega em sua 13ª edição em 2018, com cerca de 500 ações acontecendo simultaneamente. “O DVT é um dos dias mais especiais do ano para a Fundação, pois é o momento que vemos o trabalho de todo um ano se tornar palpável. Preenchemos mais de seis mil vagas em poucos dias e isso mostra o engajamento dos colaboradores nas ações. Essa é uma iniciativa que aproxima a empresa das comunidades e ainda evidencia um propósito maior de fazer a diferença na vida de quem precisa”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O Dia dos Voluntários acontece em 31 países onde há equipes do Grupo Telefónica. Em São Paulo, as atividades acontecem em nove instituições em diferentes regiões da cidade: Nova 4E e CENHA – Centro Social Nossa Senhora da Penha, EMEF Guilherme de Almeida e Cidade dos Velhinhos, na zona Leste; EMEF Profª Ileusa Caetano, Centro Assistencial Cruz de Malta, EMEF Roberto Mange, Nossa Turma, e ADERE – Assoc. Desenv. Educacional e Recuperação do Excepcional. Para isso, os colaboradores estarão envolvidos com trabalhos de estímulo ao uso de tecnologia, oficinas profissionalizantes, recreação, mobilização de recursos, melhoria na qualidade de vida dos beneficiários, atividades de inclusão, artesanato, revitalização de espaços, entre outros.

Para os colaboradores que preferirem participar por meios digitais, a empresa também promove o Game do Bem, uma plataforma de atividades de voluntariado on-line e off-line, que permite envolvimento de colaboradores e familiares. Trata-se de um jogo interativo, com missões socioambientais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As tarefas vão desde compartilhar uma causa nas redes sociais até doar sangue. Cada atividade gera uma pontuação para o participante, registrada na plataforma, que destaca os melhores colocados. O Game do Bem foi lançado em 2015 no Brasil e acaba de ser reconhecida como melhor prática inspiradora no prêmio IAVE – International Association for Volunteer Effort 2018 –, que premiou diferentes iniciativas de voluntariado com impacto global em todo o mundo.

Nos prédios administrativos da empresa, os voluntários que não puderem participar presencialmente têm a oportunidade de realizar ações digitais, como cadastrar notas fiscais ou contribuir com campanhas de financiamento coletivo promovidas pelos comitês de voluntariado.

O programa Voluntários Telefónica é administrado pela Fundação Telefónica global e promove a ação social das pessoas ligadas ao Grupo Telefónica que desejam contribuir com parte de seu tempo, de suas habilidades e de seus recursos para beneficiar a comunidade e os grupos menos favorecidos. Cada país, por meio de sua fundação, realiza seu próprio programa de voluntariado corporativo, levando em consideração as características e necessidades específicas de cada país, nos campos da educação e das crianças, do voluntariado digital, da inclusão social, dos cuidados com pessoas com deficiência, cuidados ambientais, cuidados de saúde, empregabilidade e empreendedorismo.

No Brasil, o Dia dos Voluntários Telefônica faz parte de um importante pilar da Fundação, com diferentes iniciativas de voluntariado. Este ano a Fundação recebeu o prêmio “Viva Voluntário” pelos resultados atingidos e a experiência adquirida ao longo dos anos, na categoria “Voluntariado Empresarial”. O prêmio faz parte do Programa Nacional de Voluntariado e busca articular Governo, sociedade civil e instituições privadas em prol da mobilização social transformadora, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A premiação é dividida em quatro categorias: Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil, Voluntariado no Setor Público, Líder Voluntário e Voluntariado Empresarial. Nesta última categoria, foi levado em consideração o impacto gerado pelos trabalhos vinculados à Fundação Telefônica Vivo. Destacam-se o estímulo ao cidadão transformador, a capacitação através de plataformas digitais e a contribuição para o fortalecimento do terceiro setor.