04 de fevereiro de 2019

Vitrine Cultural abre a 7ª edição da Exposição “Histórico das Festas de Iemanjá”

O Vitrine Cultural, localizado em Guaíba (RS), abriga pelo sétimo ano consecutivo a Exposição “Histórico das Festas de Iemanjá”, organizada pelo Templo de Umbanda e Candomblé Estrela do Oriente. O local, revitalizado pela Fundação Toyota do Brasil em 2012, em parceria com a Prefeitura de Guaíba, será exibida até 10 de fevereiro com entrada gratuita. A Toyota do Brasil é associada da Aberje.

 

A exposição – segunda mais visitada do espaço cultural no ano, atrás apenas da Semana Farroupilha de Guaíba – recebe mais de 900 visitantes por edição e faz parte dos festejos em homenagem a Iemanjá, uma divindade feminina – denominada de orixá – nas religiões Candomblé e Umbanda, sendo seu nome originado no idioma africano Yorubá. Os festejos a Iemanjá acontecem em Guaíba há 41 anos e incluem, além da mostra, arreamento do barco e uma procissão, entre outras atividades.

As peças da exposição “Histórico das Festas de Iemanjá” englobam elementos ritualísticos da Umbanda e do Candomblé, objetos de percussão e fotos. Os destaques são uma imagem de Iemanjá original das primeiras festas da década de 1970, restaurada em 2012, e uma figura articulada de Samba Kalunga, divindade dos mares no Candomblé, com suas vestes tradicionais.

VITRINE CULTURAL – Revitalizado com apoio da Fundação Toyota do Brasil, o Vitrine Cultural está localizado na “Casa do Juiz”, que serviu de residência para os primeiros juízes da Comarca de Guaíba nas décadas de 1960 até 1990. Atualmente, o espaço é aberto ao público e abriga diversas atrações de fomento ao desenvolvimento turístico e cultural da cidade, como exposições de arte, lançamentos de livros, oficinas e palestras.

Além do local para exposições temporárias, o Vitrine Cultural abriga outro espaço de exposição fixa com painéis que contam a história da Revolução Farroupilha e o Memorial da Chama Crioula do Milênio.

Desde a restauração, em 2012, o Vitrine Cultural já recebeu mais de 120 mil visitantes.  Só em 2018 foram mais de 8.000 visitantes vindos de diferentes Estados brasileiros, inclusive de outros países.

 

Serviço:
Exposição Histórico das Festas de Iemanjá

Local: Vitrine Cultural (Rua 14 de Outubro, 313 – Sítio Histórico – Guaíba/RS)
Data: até 10/2
Horário: de terça a sexta, das 9h30 às 17h30; sábados e domingos das 10h30 às 17h30
Entrada: grátis
Informações: (51) 3480-7089

 

Como chegar:
Para chegar a Guaíba de Porto Alegre, você pode pegar um catamarã que dura cerca de 20 minutos para atravessar o Rio Guaíba.  O embarque em Porto Alegre pode ser feito em 2 locais: Cais Mauá (Centro) e no Píer do Barra Shopping Sul. Para mais informações sobre a travessia, acesse: www.travessiapoaguaiba.com.br

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *