×

Vale é destaque em direitos humanos

A Vale, associada da Aberje, é a única empresa brasileira entre as dez mais bem avaliadas do Corporate Human Rights Benchmark (CHRB), que contempla os setores de agricultura, vestuário e extrativo. Organizado por instituições internacionais, o ranking classifica as empresas com melhor desempenho em direitos humanos. Foram listadas 101 das maiores empresas de capital aberto do mundo, sendo que a Vale ficou entre as empresas com maior pontuação (acima de 60%).

O respeito aos direitos humanos e a transparência são iniciativas que destacam as empresas líderes do ranking. A posição da mineradora – 3º no setor extrativo de um total de 41 empresas e 6º lugar no ranking geral – é resultado de seus esforços e compromissos em temas como governança e sustentabilidade, pilares estratégicos da empresa. Vale, Petrobras e BRF foram as únicas brasileiras a compor o ranking. “A Vale vem aprimorando a sua gestão de direitos humanos a partir de processos de due diligence, melhorias nos mecanismos de escuta às manifestações da comunidade e maior transparência na divulgação de informações da empresa relacionadas ao tema para o mercado”, explica Camilla Lott, gerente executiva de Gestão Social e Direitos Humanos.

Desde 2009, a Vale possui uma Política Global e um Guia de Direitos Humanos que têm como referência o marco conceitual “Proteger, Respeitar e Remediar”, da ONU. Além disso, a empresa realiza treinamentos presenciais (mais de 2 mil empregados foram treinados em 2018), on-line e chats para garantir a disseminação de suas políticas e iniciativas entre seus empregados. “Nosso Código de Ética, revisado em 2018, traz um capítulo específico sobre Direitos Humanos e toda a liderança da empresa também passa por treinamentos sobre o tema”, reforça Estaneslau Klein, gerente de Direitos Humanos da Vale.