×

ECA-USP realiza 10ª Semana de Fotojornalismo

Durante cinco dias, profissionais de diversos veículos debaterão sobre os desafios e o futuro da profissão. Ao final do evento, os participantes concorrerão a uma Canon T5i.

Quais os desafios da profissão de fotojornalista? Quais os rumos do profissional frente às novas tecnologias? Essas são apenas algumas das perguntas que serão respondidas durante a 10ª Semana de Fotojornalismo, a ser realizada do dia 21 ao dia 25 de novembro na Casa de Cultura Japonesa da USP. Organizado pela Jornalismo Júnior, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o evento reunirá profissionais da área para debater temas atuais que envolvem a profissão e o profissional de fotojornalismo, além de realizar um workshop para o público, que poderá concorrer a prêmios variados.

10a-semana-de-fotojornalismo

Ao longo de cinco dias, diferentes temas serão analisados e discutidos por fotojornalistas de diferentes veículos. Desde mídia alternativa até a grande imprensa, a 10ª Semana de Fotojornalismo contará com a presença de convidados como Armando Fávaro, do Estadão, Marcos Rosa, do National Geographic, Marlene Bergamo, da Folha de São Paulo, representantes do Mídia Ninja e do Coletivo Garapa, além de professores da Cásper Líbero, da Universidade de São Paulo, profissionais freelancers e muitos outros.

No terceiro dia de evento, às 14h, o público ainda poderá participar de um workshop com Vinícius Gomes, fotojornalista do coletivo Remirar, na Avenida Paulista. Logo após, às 16h, será realizada a Saída Fotográfica, quando os participantes poderão tirar fotos para participar do tradicional Concurso Fotográfico, que premiará as cinco melhores. O primeiro colocado receberá uma câmera Canon T5i e um exemplar de “Sebastião Salgado – Da minha terra à Terra”, e os próximos colocados, do segundo ao quinto, ganharão cursos de fotografia. Além disso, serão distribuídos brindes em todos os dias, como Revistas Piauí e Revistas Fotografe Melhor, e sorteados exemplares da Revista Zum, do Instituto Moreira Salles.

Entre os apoiadores e patrocinadores da 10ª Semana de Fotojornalismo, estão organizações como Impacta Treinamentos, World View, FullFrame Escola de Fotografia, Cia das Letras, Instituto Moreira Salles, Editora Europa, Revista Piaui e Aberje.

 

Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível e se inscrever através do site:  http://www.semanadajornalismojunior.com/

 

Programação

Segunda-feira (21/11), 19h

Impacto do Fotojornalismo

Mediadora: Simonetta Persichetti (professora da Cásper Líbero)

Palestrantes: Armando Fávaro (Estadão), Mônica Zarattini (USP), João Marcos Rosa (National Geographic)

 

Terça-feira (22/11), 19h

Novas Tecnologias

Mediador: Wagner Souza e Silva (USP)

Palestrantes: Coletivo Garapa e Mídia Ninja

 

Quarta-feira (23/11)

14h: Workshop com Vinicius Gomes na Impacta Treinamentos (Av. Paulista, 1009 – 17º andar)

16h: Saída Fotográfica (ponto de encontro: Av. Paulista, 1009)

 

Quinta-feira (24/11), 19h

Desafios da Profissão

Mediador: Vinicius Gomes (Afroguerrilha e Remirar)

Palestrantes: Marlene Bergamo (Folha), Sergio Silva (freelancer), Ana Carolina Fernandes (independente)

 

Sexta-feira (25/11), 19h

Retrospectiva da última década

Mediadora: Isabella Lanave (Coletivo R.U.A)

Palestrantes: Atílio Avancini (USP), Gabriela Biló (Estadão)

21h: Anúncio dos vencedores do 10º Concurso da Semana de Fotojornalismo e coffee end

 

Data: de 21 a 25 de novembro

Horário: 19h00 (exceto na quarta-feira, 23)

Local: Casa de Cultura Japonesa – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – USP (exceto na quarta-feira, 23)

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, n° 159, Cidade Universitária – Butantã, São Paulo – SP. 05508-000 (exceto na quarta-feira, 23)