30 de dezembro de 2019

Unilever traz ao Brasil pela primeira vez Estações de refil de produtos veganos para cabelos

A Unilever Brasil, associada da Aberje, inaugurou três Estações itinerantes na capital paulista para oferecer pela primeira vez ao consumidor brasileiro xampu e condicionador na versão refil. Os produtos são da marca vegana Love Beauty and Planet, que tem como proposta reduzir ao máximo a pegada ambiental. O projeto-piloto terá duração de seis meses e integra o rol de iniciativas globais da empresa para incentivo à economia circular, pautadas na estratégia “menos plástico, melhor plástico ou nenhum plástico”.

As Estações reforçam o compromisso da Unilever com o meio ambiente e também têm a intenção de estimular o consumidor para a prática de atitudes mais sustentáveis no dia a dia. Para isso, além do desconto de 20% oferecido no refil de xampu ou condicionador Love Beauty and Planet, os frascos de plástico de outras marcas poderão ser trocados por garrafas reutilizáveis.  

Por meio de Pesquisa e Desenvolvimento, a Unilever tem investido cada vez mais em inovação para oferecer ao mercado embalagens multiuso (reutilizáveis e/ou refis), soluções “sem plástico” (materiais alternativos para embalagens ou produtos nus) e a redução da quantidade de plástico nas embalagens já existentes (produtos concentrados).

Conscientizar o consumidor sobre a importância de hábitos mais sustentáveis, o que inclui a destinação correta do lixo para a reciclagem, é a proposta do projeto-piloto inédito de Love Beauty and Planet, já implantado pela Unilever nos Estados Unidos, no Chile e nas Filipinas.

Um terço dos consumidores preferem marcas com impacto social e ambiental positivo e, mais da metade mostra estar mais propensa a comprar produtos sustentáveis. Para Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever Brasil, testar novos modelos de negócio que têm como base a mudança fundamental do comportamento do consumidor é um desafio. “A mudança de hábitos é um processo gradual e os consumidores já sinalizam estar dispostos a rever alguns comportamentos. Estamos determinados a fazer a diferença no desafio de reduzir o plástico, por isso vamos continuar a experimentar e testar novos modelos, aprender e refinar a nossa estratégia.”

As Estações estão localizadas no MorumbiShopping, Pão de Açúcar Washington Luis e Pão de Açúcar Morumbi.

COMPROMISSOS – Recentemente, a Unilever anunciou compromissos ambiciosos para acelerar a redução do uso do plástico até 2025 e incentivar a economia circular, uma vez que é necessário gerar valor para que o material permaneça na cadeia produtiva e longe do meio ambiente. A meta da companhia é reduzir em 50% a utilização de plástico virgem, chegando a ter 100% das embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, além de colaborar para a coleta de mais frascos do que vende para destinar à reciclagem.

Desde 2017, quando a companhia assumiu os compromissos de, até 2025, ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e de nelas usar nelas ao menos 25% de plástico reciclado, a Unilever vem transformando sua abordagem em relação às embalagens plásticas por meio de seu modelo “Menos Plástico, Melhor Plástico, Nenhum Plástico”.

No pilar Menos Plástico, a Unilever vem explorando novos formatos de embalagem e de entrega de produtos, incluindo os concentrados como o novo CIF eco-refil – que elimina 75% do plástico, e as novas estações de recarga de xampu e detergentes para lavar roupa espalhadas por lojas, universidades e pontos de venda móveis no sudoeste da Ásia.

Na frente Melhor plásticolidera inovações pioneiras como o novo pigmento detectável usado por Axe e TRESemmé, que torna o plástico preto reciclável, podendo ser visto e classificado por scanners de reciclagem.

No quesito Nenhum Plástico, a Unilever vem trazendo ao mercado inovações que incluem xampu em barra, pasta de dente em tabletes com embalagem retornável, escovas de dentes de bambu e desodorantes em bastão embalados em papel cartão. Também aderiu à plataforma Loop, que explora novas maneiras de fornecer e coletar produtos reutilizáveis ​​na casa dos consumidores.

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