fbpx
×

Uma parede que aproxima as equipes

Aberje

SAP cria a Parede Lúdica, uma forma divertida de transmitir valores da companhia e o melhorar relacionamento entre as áreas

André Sollitto

Parede lúdica traz informações sobre "digital transformation" para colaboradores. (Imagem: Divulgação/SAP)

Parede lúdica traz informações sobre “digital transformation” para colaboradores. (Imagem: Divulgação/SAP)

A empresa de softwares SAP passou a oferecer soluções na nuvem. A nova cultura da companhia precisava ser transmitida para os colaboradores. Foi assim que Paulo Mendes, diretor financeiro (CFO) da empresa, sentiu a necessidade de otimizar o relacionamento entre a equipe de finanças e o time de vendas. Ele então recorreu à comunicação para criar uma campanha interna.

A partir desse empurrão inicial, a ação foi organizada em quatro etapas. Na primeira, foi criado um portal de finanças dentro da JAN, a rede social interna da empresa, com informações sistematizadas. “Assim, o time de vendas não precisava mais tirar sempre as mesmas dúvidas com o pessoal de finanças”, afirma Luciana Coen, diretora de Comunicação Corporativa da SAP e integrante do Conselho Deliberativo da Aberje. O segundo passo foi divulgar o lançamento do portal nas diversas televisões internas espalhadas pela empresa.

Em seguida, foi criada uma parede lúdica, com informações sobre “digital transformation” e espaço para colocação de recados. A estratégia da equipe de comunicação era transformar o menos árido o ambiente carregado com uma certa tensão do time de finanças, além de transmitir informações importantes de maneira lúdica.

Por fim, a cada dois ou três meses o próprio diretor financeiro recebe dez funcionários de vendas para um almoço. Como anfitrião, ele paga a refeição, que é servida em simpáticas sacolinhas, e recebe os colaboradores em um evento bem informal. Hoje, há até uma fila de espera para participar.

O principal desafio para a área de comunicação foi usar a criatividade para atender à demanda do CFO. “Tivemos que pensar em coisas novas para melhorar a comunicação entre as áreas”, afirma diz Coen. “Esse almoço, a parede, são coisas que não vimos.”

A campanha teve um resultado positivo, segundo Luciana Coen. Além de ter tornado o ambiente de finanças mais informal e ter melhorado a comunicação entre as duas áreas, ainda está servindo de exemplo para outras áreas da empresa.

A parede fez sucesso, e os colaboradores usam o espaço tanto para avisos importantes, relacionados ao trabalho, quanto para mensagens de afeto. Com isso, é bem possível que ela vire uma cenografia da companhia e seja levada para outras áreas.


sap