×

Transparência na alimentação é tema de encontro realizado pelo Estadão em parceria com o McDonald’s

Redação Portal Aberje

A Aberje esteve presente no Fórum Estadão Think – Transparência na Alimentação, idealizado pela associada McDonald’s, no dia 27 de setembro de 2018, em São Paulo. O tema reflete o interesse dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados, em entender a origem, como são produzidos e, principalmente, manuseados os alimentos consumidos. O evento reuniu especialistas em segurança alimentar e qualidade para debater a importância da transparência na cadeia de alimentos e como a indústria pode ajudar o consumidor a identificar se o alimento que ele consome é seguro.

Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dourados, operadora do McDonald’s na América Latina, fez a abertura do evento destacando que a indústria de alimentos deve contribuir para um processo produtivo cada vez mais pautado em qualidade e transparência e fomentar a discussão sobre melhores práticas. Paulo, citou, como exemplo, o programa Portas Abertas que permite que o consumidor visite os bastidores dos restaurantes da rede no país, e conheça as instalações e os processos que garantem os mais altos padrões de qualidade dos alimentos comercializados pelo McDonald´s.

Em seguida, Ilton Teitelbaum, partner estratégico da Trendsity no Brasil, apresentou os resultados do estudo sobre transparência, elaborado para a Arcos Dourados, que apontou que 98% dos entrevistados consideram que a transparência é extremamente importante, e que para uma marca ser considerada transparente ela precisa ser aberta (94%), comprometida (57%) e responsável (56%). A pesquisa também apontou que 91% dos entrevistados se preocupam com o processo de elaboração das refeições nos estabelecimentos que visitam habitualmente. As cozinhas têm que ser limpas e higienizadas (74%) e que os ingredientes devem ser de boa qualidade (51%). A grande maioria (85%) afirmou que só confia no que pode ver.

O Fórum contou ainda com dois painéis, o primeiro intitulado “Seguro, saudável e saboroso: os três “S” da alimentação” que teve a participação de Bruno Alves, Chef de Cozinha e Maestro Salumiere, Shirley Maria da Silva, presidente do Consea-SP, Maria Luiza Ctenas, Nutricionista e Chef, e João Dornellas, presidente-executivo da ABIA. E o segundo, com o tema “As melhores práticas para a segurança alimentar” teve a presença de José Roberto Gonçalves, gerente Qualidade Internacional da BRF, Fernando Teixeira Samary, Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Giampaolo Buso, diretor Comercial da PariPassu, e Leonardo Lima, diretor de Desenvolvimento Sustentável do McDonald’s.

Confira aqui a cobertura do evento na íntegra no caderno especial do MediaLab Estadão.