×

Toyota do Brasil reconhece rede de concessionárias no tema da sustentabilidade

Rede Aberje

Em linha com sua filosofia de melhoria contínua e boas práticas sustentáveis, a Toyota do Brasil promoveu, pela primeira vez simultaneamente, dois importantes eventos de seu calendário anual. Um deles foi a 25ª edição do Concurso Nacional de Habilidades Técnicas Skill Contest, que premia seus melhores consultores de serviços, representantes de relacionamento com o cliente e técnicos automotivos. O outro trata-se da 5ª edição do ECO Dealer, um reconhecimento que incentiva a rede de concessionárias Toyota a desenvolver projetos de ações sustentáveis nas comunidades locais.

O ECO Dealer é uma ação que propõe a rede de concessionárias Toyota a criarem projetos relacionados à sustentabilidade. Com o tema “Clientes do futuro: da tecnologia à sustentabilidade”, as apresentações foram avaliadas por uma banca integrada por lideranças da Toyota do Brasil e ABRADIT, que é a idealizadora do projeto.

Dentre os projetos enviados, 3 foram escolhidos como finalistas e o grande vencedor foi o “Consumo Consciente: integração entre o homem, a natureza e as tecnologias sustentáveis”, idealizado pela concessionária Toyolex São Luís (MA). A equipe promoveu a coleta de 230 kg de componentes eletrônicos para descarte correto, além de realizarem palestras de conscientização e a criação do 1º ECOPISTA Toyolex, no qual clientes e colaboradores se uniram para realizar uma caminhada e pedalada, promovendo novas ideias sobre como podemos cuidar do meio ambiente.

Na segunda posição, ficou o projeto “Futuro Sustentável Toyota”, criado pela concessionária Via Láctea, de Cuiabá (MT), que promoveu o engajamento de crianças, clientes e comunidade para ações como a Blitz Ecológica, que distribuiu 200 mudas de plantas e panfletos educativos nas ruas da região.

Já o terceiro colocado foi o projeto “O Futuro Que Queremos”, da concessionária Espaço Bariguí Torres, de Curitiba (PR). Nele, os colaboradores da concessionária apresentaram um workshop sobre tecnologia híbrida para funcionários e clientes, além de realizarem a substituição de copos plásticos para Eco Copos.

Os idealizadores do case vencedor foram premiados com uma viagem para conhecerem o Projeto Arara Azul, no Pantanal sul-mato-grossense. Realizada com o apoio da Toyota e, há 10 anos, da Fundação Toyota do Brasil, a ação retirou a espécie da lista nacional de animais ameaçados de extinção. Em três décadas, o Projeto Arara Azul conseguiu triplicar a população da ave, que era estimada em 1500 indivíduos no fim dos anos 90. Hoje, especialistas contabilizam 6000 aves no Pantanal brasileiro, paraguaio e boliviano. Os esforços para manter a espécie, que ainda é vulnerável, fora do documento oficial do Ministério do Meio Ambiente continuam por meio de pesquisas e trabalho de campo.