SOBRE O CURSO

Aberje e Syracuse University apresentam a décima edição do programa criado para comunicadores brasileiros


Os profissionais encontram-se diante de problemas cada vez mais complexos e fronteiras ampliadas. Este novo cenário exige a compreensão das novas perspectivas e também a aquisição de novas habilidades para criar valor sustentável para suas organizações.

A Aberje estabeleceu, em 2006, uma parceira com a Universidade de Syracuse, de Nova York, EUA, reconhecida pelos profissionais americanos por ter o melhor programa de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Juntas desenvolveram um curso internacional, com foco nas questões gerenciais e estratégicas, que explora a habilidade de planejar e analisar perspectivas amplas, integrar diversos objetivos estratégicos e identificar oportunidades.

O curso tem carga horária de 80 horas e tem como alvo os profissionais interessados em aprimorar suas habilidades e se preparar para assumir novas responsabilidades em suas organizações. Ao final do programa os participantes receberão um certificado em “International Corporate Communications”, emitido pela Universidade de Syracuse. Os participantes passarão a fazer parte de uma rede internacional de comunicadores e terão prioridade para participarem do programa internacional Aberje - Syracuse, em NY.


Objetivos

  • Aumentar o conhecimento sobre as tendências internacionais e as melhores práticas em comunicação empresarial
  • Desenvolver o entendimento profundo das questões culturais que afetam as estratégias de comunicação bem-sucedidas
  • Criar estratégias de comunicação eficazes para conquistar o comprometimento dos funcionários e promover mudanças desejadas na organização
  • Desenvolver a capacidade de identificar os pontos mais importantes na construção da reputação corporativa e entender como gerenciá-la
  • Fornecer aos participantes ferramentas e técnicas para mensurar e avaliar os investimentos em comunicação
  • Melhorar a habilidade de desenvolver um plano de pesquisa para identificar oportunidades em Relações Públicas
  • Trabalhar modelos e ferramentas de gestão de crises, identificar os problemas mais importantes, gerenciar os eventos que ocorrem durante uma crise
  • Desenvolver um “Crisis Response Plan” bem-sucedido e internacionalmente coordenado
  • Apresentar tendências em social media e demonstrar como comunicadores podem aplicar tecnologias e ferramentas de fácil acesso para identificar, escutar e engajar seus públicos estratégicos



"É com muita satisfação que apresentamos a décima edição do Curso Internacional Aberje – Syracuse University de Comunicação Corporativa, uma iniciativa conjunta da Aberje e da Newshouse School’s Communications Management Faculty, da Syracuse University, de Nova York, EUA, reconhecida pelos profissionais americanos como o melhor programa de Relações Públicas e Comunicação Organizacional dos Estados Unidos. Este curso anual, composto por cinco módulos, oferece aos profissionais brasileiros a oportunidade de trocar experiências com reconhecidos professores americanos e canadenses.
Nos últimos 48 anos, um dos maiores desafios da Aberje é gerar conhecimento e promover a inovação nos campos da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, formar e capacitar gestores. Por isso, buscamos na Syracuse University a referência para proporcionar ao mercado brasileiro um alinhamento com as tendências internacionais.
Esta é a mais uma das iniciativas Aberje para trazer ao país o estado da arte da Comunicação Organizacional Internacional e compartilhar com profissionais estrangeiros nossas experiências bem-sucedidas no Brasil."

Paulo Nassar, Diretor-Geral Aberje




Professores

Instrutores com sólidas qualificações profissionais e acadêmicas

A quem se destina

Profissionais que desejam adquirir uma perspectiva mais ampla, gerencial e internacional em comunicação empresarial

Carga horária

80 horas



"O curso criado para a Aberje baseia-se em pesquisa entre seus membros e na análise e entendimento dos maiores desafios que os profissionais de comunicação empresarial encontram no ambiente globalizado. Esses desafios são universais e formam a base de programas de formação de executivos em Syracuse: como ajudar o profissional de comunicação a passar da avaliação “irrelevante” para “essencial” perante a alta direção das organizações.
Acreditamos que a chave seja a habilidade de passar de atividades tradicionais para a gestão estratégica do processo de comunicação.
O comunicador de hoje – e do futuro – tem que fazer parte do grupo de gestores: precisa conhecer planejamento estratégico, ser capaz de aconselhar, contribuir no processo de tomada de decisões; e ser especialista em pesquisas, em análise de resultados, em planejamento e em avaliação e moderação.
Nossas crenças se baseiam em nossa história como educadores na área. O curso de Relações Públicas da Newhouse está entre os três melhores dos Estados Unidos e é apontado como número um pelos profissionais do país.
Somos uma das poucas escolas a oferecer formação nesse tema nos três níveis: bacharelado, pós-graduação (mestrado) e doutorado. Nossos cursos se estendem ao Canadá, Ásia, África e à América Latina. Nossos ilustres graduados trabalham em todos os aspectos da prática de comunicação corporativa e relações públicas, em pesquisas e ensinando pelo mundo."

Maria Russell, Professora e Diretora da Universidade de Syracuse


PROGRAMA

Módulo 1

27, 28 e 29 de abril de 2017
19h00 às 21h30 (quinta-feira) e 9h00 às 18h00 (sexta-feira e sábado)

Para que uma organização seja bem-sucedida em ambientes modernos, que exigem mudanças cada vez mais rápidas, impostas pela competitividade crescente, envolver e comprometer os funcionários com os resultados dos negócios passou a ser um dos fatores mais importantes para as organizações. Funcionários comprometidos, engajados, motivados e informados estão mais preparados para compreender desafios, entender o que a empresa precisa fazer e, mais especificamente, qual o papel de cada um nessa abordagem estratégica. A questão é, “Como conquistar e manter o comprometimento dos funcionários em tempos de incerteza empresarial crescente?". Esse workshop tem por meta responder a esta pergunta, abordando o importante papel da comunicação interna eficaz.

Tendências Internacionais em Comunicação Empresarial
por Maria Russell, Professora e Diretora da Universidade de Syracuse

Conquistando o Comprometimento dos Funcionários com Comunicação Interna
por Gary Grates, Sócio da WCG


Módulo 2

26 e 27 de maio de 2017
9h00 às 18h00

A reputação de uma organização é um patrimônio e os profissionais de comunicação são seus guardiões. Numa perspectiva holística avaliase o papel da gerência e dos profissionais de comunicação empresarial na criação de processos internos para gerir a reputação da organização, entendida como a soma de tudo o que uma empresa faz - e não o que diz.
Este módulo dá ao participante possibilidade de:

  • Entender como a reputação corporativa é mensurada por stakeholders internos e externos;
  • Avaliar a estratégia e saúde operacional da empresa e prever os impactos na reputação corporativa;
  • Definir as atividades e competências essenciais para construir a reputação corporativa;
  • Criar um plano de ação, identificar oportunidades, desafios e impactos na marca ou na reputação da empresa.

Gestão da Reputação Corporativa
por Terry Flynn, Consultor e professor da McMaster University, Canada


Módulo 3

23 e 24 de junho de 2017
9h00 às 18h00

Se os profissionais de comunicação querem demonstrar sua importância estratégica, eles devem ser capazes de reportar à liderança do valor dos seus programas de comunicação. Este módulo irá desenvolver a habilidade de cada participante no planejamento da comunicação de uma forma mensurável - não focada somente nas atividades deste processo, mas principalmente em resultados desejados aos negócios.
No final deste módulo os participantes serão capazes de:

  • Planejar melhor os programas de comunicação para aumentar a sua eficácia e obter resultados desejados aos negócios;
  • Identificar e alinhar métricas mensuráveis de comunicação aos resultados desejados;
  • Calcular o ROI de seus programas de comunicação;
  • Desenvolver uma cadeia de evidências que mensura e relaciona e cada parte do processo de comunicação aos resultados desejados, identificando áreas de melhoria;
  • Criar dashboards e scorecards para acompanhar a eficácia do seu departamento.

Mensuração e Avaliação da Comunicação Corporativa
por Angela Sinickas, Presidente da Sinickas Communications


Módulo 4

25 e 26 de agosto de 2017
9h00 às 18h00

A Comunicação Digital está em permanente evolução. Cabe ao comunicador entender, acompanhar estas mudanças e, sobretudo, aproveitar o poder desta rede infinita. Neste módulo serão abordadas estrategicamente algumas das mais importantes ferramentas digitais e as diferentes possibilidades que este meio oferece para o relacionamento da organização. Além disso, serão apresentadas as tendências em social media e a aplicação de tecnologias de fácil acesso para identificar, escutar, engajar e fortalecer publicos estratégicos da organização.

Oportunidades em Social Media
por Shel Holtz, presidente da Holtz Communications


Módulo 5

22 e 23 de setembro de 2017
9h00 às 18h00

A globalização e os avanços tecnológicos mudaram a maneira de gerenciar crises. Os profissionais de comunicação precisam avaliar corretamente as características de uma crise e desenvolver um abrangente “Crisis Response Plan". Este módulo traz informações e perspectivas comprovadamente valiosas em comunicação empresarial.
Nesse módulo, os participantes aprenderão a:

  • Criar e realizar uma auditoria relacionada a crises organizacionais em sua empresa;
  • Desenvolver e aplicar uma estrutura abrangente para a Gestão de Crises, identificar os pontos mais importantes de uma crise e criar um eficaz “Crisis Response Plan”;
  • Aplicar os conceitos em um estudo de caso, desenvolvido para os profissionais brasileiros.

Comunicação em Tempos de Crise
por William Smullen III, Ex chefe de Pessoal do Secretário de Estado Colin Powell e Professor da Universidade de Syracuse



INSTITUIÇÕES

Aberje: Referência em Comunicação

Fundada em 8 de outubro de 1967, a Aberje é a principal entidade de Comunicação Empresarial do País. Tem como missão discutir e promover, numa perspectiva local e global, a Comunicação Empresarial e Organizacional como função administrativa, política, cultural e simbólica. Além disso, fomenta práticas de vanguarda na gestão estratégica e o fortalecimento do relacionamento entre empresas.

Em seus 50 anos, a Aberje entrelaça sua história com a da comunicação empresarial. Atualmente reúne centenas das maiores empresas do País, instituições e órgãos públicos, universidades, além de assessorias de comunicação, relações públicas, imprensa, agências de publicidade, marketing, professores e outras categorias profissionais ligadas ao mundo da comunicação.



Universidade de Syracuse: Qualidade e Referência em Comunicação

Considerada uma das maiores e mais abrangentes universidades privadas dos Estados Unidos, a Universidade de Syracuse foi fundada em 1870 e conta hoje com aproximadamente 20.000 alunos, matriculados nos cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós-graduação. A Universidade defende que a educação não é estática ou para benefício próprio, mas sim a viva expressão de ideias que incitam mudança. Nela, estudantes tornam-se líderes, professores tornam-se colaboradores e a comunidade está continuamente evoluindo através da energia das novas ideias. Não por acaso a universidade já formou alunos ilustres, como o vice-presidente dos EUA, Joseph Biden, o co-fundador da MTV, Jonh Sykes, e o presidente da Fox Sports, Ed Goren.

CORPO DOCENTE



Angela Sinickas, Presidente da Sinickas Communications

Pioneira no Campo da mensuração da comunicação empresarial, Angela Sinickas tem mensurado a afetividade da comunicação desde 1981. Publicou mais de 80 artigos em jornais profissionais e conduziu mais de 300 workshops em 17 países, como Austrália, Canadá, Dinamarca, Inglaterra, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, México, Nova Zelândia, Cingapura, Espanha e Estados Unidos. É autora do manual How to Measure Your Communication Programs, colunista da revista Strategic Communication Management, e está no corpo de editores de dois jornais profissionais: The Journal of Employee Communication Management and The Business Communicator. Além disso Ângela é membro do corpo de diretores do Council of Communication Management, e chefe de diversas áreas do IABC (International Association of Business Communicators) e da PRSA – (Public Relations Society of América).É presidente da Sinickas Communications, consultoria internacional.

Gary F. Grates, Sócio da WCG

Tem mais de 20 anos de experiência. Foi consultor de organizações como Caterpillar, Shell, Carrier, Novartis, Mellon Bank, Mobil, Zeneca, Visa International, Pharmacia, British Airways, BASF, Coca-Cola, Denny's/Serviços TW, McGraw-Hill, Kerr-Mc-Gee, Bovis, AMEC, SAPPI, ITT e Dell. Em 2005 começou sua atuação na General Motors Corporation, como consultor sênior em política de comunicação estratégica, onde trabalhou com o presidente e CEO, na empresa líder mundial do setor automotivo. Foi vice-presidente de Comunicação Empresarial da GM na América do Norte, responsável pela marca, produto, mídia, política de comunicação interna, financeira e pública. Foi diretor-executivo de Comunicação Interna mundial; com responsabilidades na comunicação financeira e executiva. Antes de se juntar à General Motors, foi Presidente da GCI BoxenbaumGrates, uma notória consultoria em comunicação estratégica, especializando-se em gestão de comunicação interna e posicionamento empresarial. Publicou mais de 100 artigos sobre a importância estratégica da comunicação visando a excelência comercial. Foi presidente e diretor global da Edelman Change, núcleo da empresa focado em alinhamento corporativo e estratégico. Atualmente é sócio do grupo W20.

Maria P. Russell, Professora e Diretora da Universidade Syracuse

Juntou-se em período integral à faculdade da Universidade Syracuse, depois de mais de 16 anos de trabalho como profissional de relações públicas. Criou o programa interdisciplinar de aprendizado à distância, limitado à residência da Escola Newhouse para profissionais a meio caminho do desenvolvimento de sua carreira, voltados à obtenção do diploma de Master em Gestão da Comunicação. Suas realizações profissionais renderam-lhe numerosos prêmios nacionais e o reconhecimento da “United Way of America” (sistema de voluntários); dos Executivos da Câmara de Comércio Americana - ACCE; da Câmara de Comércio dos Estados Unidos; e da Associação Americana de Relações Públicas - PRSA. Em 1992, foi introduzida no Colégio de Amigos da PRSA e em 1997 foi escolhida como a “Educadora do Ano” por essa Associação. Participa de numerosas atividades profissionais e cívicas, dirigiu uma força-tarefa de desenvolvimento profissional da PRSA, introduziu o ensino eletrônico (e-learning). Ela atua como juiza no concurso “Silver Anvil” da PRSA e membro da equipe de revisão do Conselho de Aprovação sobre Formação em Jornalismo e Comunicação de Massa.

Shel Holtz, Presidente da Holtz Communications

Considerado o maior especialista em comunicação e Tecnologia, Shel tem aplicado este conceito nas empresas desde meados de 1980. Dirige a empresa Holtz Communication + Technology, com clientes como: Intel, PepsiCo, Petrobras, The World Bank, Amdocs, Disney, FedEx, The International Monetary Fund, National Geographic, Monsanto e outras empresas. Antes de fundar sua consultoria, Shel atuou como diretor de Comunicação da empresa farmacêutica Allergan, Inc, administrando um budget de $ 2,5 milhões. Sua responsabilidades incuíam relações com imprensa, assuntos corporativos, comunicação interna e comunicação financeira. Shel foi cinco vezes ganhador do maior prêmio da IABC - International Association of Business Communicators, o Gold Quill Award e foi nomeado também Comunicador do ano. Recentemente foi avaliado pelos participantes da Conferência Internacional da IABC o melhor palestrante do evento, entre mais de 60 palestrantes presentes. É autor dos livros "Corporate Conversations," "Public Relations on the Net" e "The Intranet Advantage" e co-autor das publicações "How to Do Everything with Podcasting" e "Blogging for Business"

Dr. Terry Flynn, Consultor e professor da McMaster University

Especialista em comunicação de risco ambiental na América do Norte, traz uma abordagem disciplinada e estratégica ao alcance da comunidade e das Relações Públicas. Por mais de 15 anos, montou a prática de relações públicas internacionais, especializando-se em comunicação ambiental e relações com a comunidade para as companhias e organizações: Exército dos Estados Unidos, Guarda Aérea Nacional, Agência de Defesa Logística, Comando de Combate Aéreo, Marinha Americana, Hercules, Allied Signal, Associação de Gás Americana, Southern Company e Town of Walkerton Ontario. Em 1993, recebeu o título de APR da Associação de Relações Públicas do Canadá. Também é especializado em comunicação de mídia, de risco e de conflitos, preparou oradores governamentais e empresariais para tomar iniciativas na comunicação local, regional e nacional. Recebeu o “Master’s Science” como Gestor de Comunicação da Universidade Syracuse, em 2001. Mudou-se para Syracuse a fim de começar os estudos de doutorado em tempo integral de Comunicação de Massa, na Escola de Comunicação Pública S.I. Newhouse.

Bill Smullen, Professor da Universidade Syracuse

Membro Sênior do Conselho da Maxwell para assuntos de Segurança Nacional e Professor de Relações Públicas. Foi chefe do staff do Secretário de Estado Collin L. Powell e do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Como consultor principal do Secretário, era responsável por acompanhar e avaliar a formulação e implementação das políticas departamentais e envolvido no planejamento e desenvolvimento do conceito de estratégia associado a assuntos de política exterior. Recebeu o diploma de “Bachelor of Arts” em Economia e Negócios pela Universidade do Maine, em 1962 e o diploma de “Master of Arts” em Relações Públicas pela Universidade Syracuse, em 1974. Soldado profissional durante 30 anos, aposentou-se do Exército dos Estados Unidos em 1993, como coronel. De 1993 a 2001 foi o responsável diário pela gestão do escritório particular e atividades profissionais do General Powell. No início de 1997, duplicou suas responsabilidades ao se tornar Chefe do staff do “America’s Promise-The Alliance for Youth”, liderado pelo General Powell. Com responsabilidade, supervisionou as operações e atividades do dia-a-dia dessa organização não-lucrativa, dedicada a construir o caráter e dar meios de subsistência aos jovens da nação.


INSCRIÇÃO

Pré-requisitos

  • Formação Universitária
  • Experiência profissional em Comunicação Empresarial
  • Conhecimentos avançados em inglês
  • Enviar currículo atualizado para internacional@aberje.com.br
Quórum mínimo

O curso será aberto se alcançado o número de 30 (trinta) matrículas. A Aberje poderá cancelar o curso mediante aviso prévio e devolução integral dos valores.

Idioma

Todas as aulas são ministradas em inglês com tradução simultânea. As apostilas e apresentações oferecidas no Curso estão em inglês e não são traduzidas para o português.

Valores Associado Não-associado
Curso completo (80 horas) 10 x R$ 1.890,50 10 x R$ 2.150,00
Desconto de 5% para pagamentos à vista.

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CONTATO

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Atendimento por telefone

Lidiane Minhoto
(11) 5627-9090 Ramal 840


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(11) 5627-9090 Ramal 837

Endereço

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