05 de maio de 2020

Startup adapta app para ajudar empresas a gerenciarem crise em época de pandemia

A crise provocada pela Covid-19 vem trazendo danos à saúde das pessoas e das empresas, em escala global. As medidas necessárias para conter o avanço da pandemia, como o isolamento social e suspensão por tempo indeterminado de diversas atividades comerciais e industriais, tem obrigado empresas a se adaptarem rapidamente para preservar a saúde de seus colaboradores – e de seus negócios. O equilíbrio entre essas decisões e a forma como as empresas as comunicam, impactam diretamente sua reputação, não apenas durante a crise, mas na forma como essas marcas serão lembradas quando tudo isso passar. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 51% das pessoas dizem ter perdido renda devido a pandemia e que já estão contingenciando seus gastos. Outro dado relevante é que mais de 30% das companhias, de todos os setores, já sentiram impactos nos negócios devido ao novo coronavírus. Mesmo com iniciativas para preservar a saúde e emprego de seus colaboradores, muitas empresas se veem obrigadas a tomar medidas impopulares a fim de preservarem, também, a saúde dos negócios. 

Para auxiliar as empresas a manterem uma comunicação clara e alinhamento de mensagens com seus colaboradores e também com a imprensa e o mercado, a startup Dialog.ci – uma startup investida pelo Grupo In Press (associado da Aberje) – está disponibilizando a função gestão de crise em sua plataforma de comunicação interna, para que empresas comuniquem de forma ágil e estruturada a seus porta-vozes e até mesmo a colaboradores suas mensagens-chave, posicionamentos e respostas à perguntas frequentes. “No caso de uma crise tudo muda em questão de horas. Por isso, disponibilizamos uma versão do app e Web para lidar com este momento. Nele, é possível dar acesso a informações assertivas em tempo real, e inclusive testar o conhecimento e preparo de seus porta-vozes e colaboradores sobre o posicionamento da empresa com relação a temas sensíveis.”, revela André Franco, CEO do Dialog.ci.

Ainda de acordo com ele, a startup, que já é um hub de comunicação interna e RH, possibilita que as agências de comunicação publiquem diretamente na ferramenta de seus clientes conteúdos como mídia briefings, mensagens-chave e atualizações sobre temas sensíveis, segmentados para os porta-vozes responsáveis por cada tema. “Parte do trabalho de assessoria de imprensa está em preparar os porta-vozes de seus clientes para lidar da melhor maneira em momentos de crises. O Dialog.ci facilita esse trabalho, principalmente nessa época em que as empresas estão tendo de tomar importantes decisões e fazer grandes mudanças em curtos espaços de tempo. É possível direcionar para os porta-vozes da empresa os possíveis temas que podem gerar crise, abastecê-los com conteúdo, e mantê-los atualizados sobre qualquer notícia ou dado relevante que eles devam saber. E para se certificar que o conteúdo está sendo compreendimento, o app conta com quizzes em que os porta-vozes podem se preparar para diferentes questões e abordagens, como se fosse uma prova pré entrevista”, explica Franco.

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