×

Sistema Campo Limpo alcança marco

Rede Aberje

Com empenho crescente de todos os elos da cadeia agrícola, o Sistema Campo Limpo, desenvolvido pela inpEV – instituição associada da Aberje, começou o ano de 2020 comemorando uma importante conquista: a superação da marca de 550 mil toneladas de embalagens vazias corretamente destinadas, desde o início da operação do programa de logística reversa, em 2002. Somente em 2019, foram mais de 45 mil toneladas retiradas dos campos brasileiros.

O bom resultado do Sistema pode ser confirmado por outro dado divulgado recentemente pela CropLife International: o Brasil está em primeiro lugar na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, com 44,45% do total destinado no mundo. Em segundo lugar vem a França, com 5,87% e em terceiro, a África do Sul, com 5,24%.

Esses números traduzem a posição do Sistema Campo Limpo como referência mundial na destinação correta desse tipo de material ao encaminhar para reciclagem ou incineração 94% das embalagens plásticas primárias colocadas no mercado. “O programa brasileiro é um dos mais eficientes do mundo e considerado exemplo por países que possuem sistemas semelhantes. Esse sucesso deve-se, especialmente, a uma legislação clara e eficiente, que estabelece o conceito de responsabilidade compartilhada, e ao engajamento de todos os elos da cadeia produtiva agrícola (indústria fabricante, canais de distribuição, agricultor e poder público), que cumprem corretamente seu papel”, explica João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.