×

Sexta edição do ranking MERCO no Brasil começa pesquisa de campo

Rede Aberje

Merco, associado da Aberje, é o monitor corporativo de referência na América Latinha e Espanha, onde vem avaliando a reputação das empresas desde 2001.  O ranking Monitor Empresarial de Reputação Corporativa: Ranking de Empresas e líderes – 2019 é aberto e a participação depende exclusivamente do reconhecimento obtido. O estudo e o ranking são realizados pelo Instituto Análisis e Investigación e segue a Norma ISO 20252 e ao código de conduta ICC/ESOMAR. A verificação é realizada pela KPMG.

O Campo da pesquisa ocorre até dezembro de 2019 com a realização de aproximadamente 3.000 entrevistas. A metodologia inclui cinco ondas de avaliação, com 16 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões que apontam dez companhias com melhor reputação.

Para cada empresa escolhida, sinalizam três fortalezas e uma fraqueza entre dezoito variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.

A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população em geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades,  representantes do governo, gestores de mídias sociais e desde 2018 houve o aprofundamento da avaliação do posicionamento das empresas nas mídias digitais, com avaliação dos canais próprios e mídias sociais, com a inclusão no ranking do Merco Digital.

Na etapa final, também é feita uma avaliação de mérito a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. Além do ranking de cem empresas, também é preparado o ranking de cem líderes com melhor reputação no país. A  metodologia completa está disponível no site www.merco.info.