Sérgio Leite, CEO da Usiminas, ressalta a importância da comunicação como fator estratégico de gestão
Na última quarta-feira (03), foi realizado na sede da Aberje, em São Paulo, o sétimo encontro do grupo LiderCom no ano de 2018. O evento, organizado pela associação, contou com a presença do CEO da Usiminas, Sergio Leite, e abordou o tema “O protagonismo da comunicação na construção do presente e do futuro da Usiminas”.
O grupo conheceu a trajetória da Usiminas, desde sua criação em 1956, até chegar aos desdobramentos da crise iniciada em 2015, momento em que a empresa esteve em risco de falência. Sergio Leite, que assumiu a presidência da Usiminas em maio de 2016, apresentou como foi realizado o trabalho de construção de resultados e afirmou que “a comunicação foi extremamente importante para a recuperação da empresa”. Ao alinhar a comunicação com os objetivos estratégicos” ela passa a fazer parte do processo de reposicionamento da companhia não simplesmente como área de apoio, mas também como área que atua fortemente para engajar os colaboradores e recuperar o relacionamento com os públicos externos” relatou Ana Gabriela Dias Cardoso, gerente-geral de Comunicação Corporativa da Usiminas.
Sergio falou ainda sobre a importância de ter a comunicação como um fator estratégico na empresa e destacou as ações realizadas que reforçam esse pensamento como a mudança da cultura de relacionamento com os stakeholders, rotina de visitas aos veículos de comunicação, retomada da divulgação proativa, alinhamento com os esforços de gestão da companhia, entre outros. Todas essas iniciativas colaboraram, por exemplo, para que a Usiminas revertesse o cenário de favorabilidade de mídia – conseguindo mudar o foco da cobertura do conflito acionário para os esforços de recuperação dos resultados – mesmo diante de crises como a recente explosão de um gasômetro da siderúrgica na cidade de Ipatinga-MG. Sergio defendeu ainda que “se a comunicação não tiver o apoio do CEO, ela não terá efetividade”, e é por isso que o tema está em sua lista de prioridades.
O LiderCom é um fórum exclusivo de líderes da comunicação corporativa, criado em 2016 pela Aberje, com o objetivo de ser um espaço de diálogo e relacionamento entre os membros. Uma das pautas permanentes de debate é o relacionamento entre o CCO (Communication Chief Officer) e o CEO das empresas. O grupo já se reuniu com Roberto Setúbal (Itaú), Renato Janine (ex-ministro e professor da USP), Olga Pontes (Odebrecht), Anke Schmidt (BASF) e Richard Edelman (Edelman).
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Page Spring Seminar explorou desafios da Comunicação em cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Milena Siqueira A hora e a vez da escuta ativaDeborah Rodrigues Como a IA tem impactado a comunicação corporativaHamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passado