×

Santa Catarina ganha representação oficial da Aberje com Ricardo Castellani

Rede Aberje

Gerente de Comunicação, Cultura e Engajamento para as Américas da Embraco, o profissional Ricardo Castellani agora também é Diretor do Capítulo Santa Catarina da Aberje, com base na cidade de Joinville. Ele assume o desafio de representar institucionalmente a Aberje, promovendo a comunicação nas organizações, gerando conhecimento, fortalecendo o papel estratégico do comunicador e a percepção positiva para a entidade e para o próprio movimento associativo.

Sua atribuição na associação será de divulgar as atividades nacionais e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. Castellani também terá a missão de, atento às atividades de Comunicação em empresas e instituições do estado, propor insights para a Aberje, a fim de desenvolver o setor.

Especialista em Gestão da Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, tem mais de 15 anos de experiência nacional e internacional em indústrias e no setor educacional (organizações como Embraco, Paranapanema, Magneti Marelli, Spazio Italiano e Universidade Metodista de São Paulo). É formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje/ESEG.

RicardoCastellani

Para Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, a inauguração de um ponto de contato num novo estado brasileiro demonstra a mobilização nacional em torno do tema da comunicação empresarial, que extrapola as preocupações até então mais usuais nas organizações, como a publicidade. A comunicação corporativa se conecta com diversas frentes de trabalho importantes para o desenvolvimento dos negócios, como comunicação interna, relações governamentais, assuntos comunitários, patrocínios, memória empresarial, compliance, relacionamento com fornecedores e investidores, entre outros caminhos de expressão e diálogo em torno da reputação. “E é exatamente neste campo que a Aberje vem atuando há 50 anos, com pilares hoje organizados em conteúdo, educação e carreira, e advocacy, para termos uma realidade em que o profissional e a área de comunicação sejam valorados e consolidados, reforçando a relevância e a competência da comunicação em todos os setores e escalões”, afirma.

“Santa Catarina tem uma economia bastante ativa e, consequentemente, áreas e profissionais de comunicação cheios de vontade de fazer mais e melhor”, afirma Castellani. Um exemplo é a existência, há anos, de um grupo que reúne comunicadores das empresas de Joinville e região. “A chegada do Capítulo Aberje promete dinamizar este movimento. Queremos nos aproximar destes núcleos que já existem para ampliarmos ainda mais a troca experiências, ideias e propostas para uma comunicação cada vez mais ativa e estratégica dentro das empresas”. O estado já teve representações da Aberje através dos profissionais Rosangela Santos/Embrao (2005-2007) e Caio Mandolesi/WEG (2008-2014).

Seu plano de trabalho já está em andamento, com contatos individuais com todos os associados para conhecer as expectativas e com a entrega de um planejamento de ações que contempla encontros para apresentação de cases, convite para lançamento de livros e cursos e outras ações de difusão de conhecimento. O primeiro evento acontece em novembro.

Os atuais associados da Aberje em Santa Catarina estão em Florianópolis, Chapecó, São Francisco do Sul e Joinville. São eles:

> ArcelorMittal Vega
> Colégio Catarinense da Associação Antônio Vieira
> Embraco
> MB Comunicação
> Progic Tecnologia Eletrônica

Além de Santa Catarina, a Aberje possui Capítulos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Noroeste Paulista, Grande ABCD, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, Ceará e Bahia.