×

Sabesp vence prêmio do BID por projeto de economia circular em Franca

Rede Aberje

A Sabesp, associada da Aberje, foi destaque no Prêmio Ideias em Ação 2019 realizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A Companhia conquistou o  primeiro  lugar pelo projeto de economia circular implantado na Estação de  Tratamento  de  Esgotos (ETE) de Franca. Concorreram na final também a Aysa  da  Argentina  e  a  EPM  da Colômbia, com apresentações de projetos feitas  ao  vivo  durante  a Conferência de Inovação no Uso Sustentável da Água:  Cidades,  Indústria  e  Agricultura,  que  ocorreu  em Guaiaquil no Equador,  organizada  pelo  BID e a IWA (Associação Internacional da Água, traduzido do inglês).

A economia circular abrange a otimização, reutilização, reaproveitamento e reciclagem  de  materiais.  É  um  novo  conceito  que  a  Companhia  está utilizando que proporciona uma mudança cultural na qual a ETE deixa de ser vista  como  uma  produtora  de  resíduos  e  passa  a ser considerada uma recuperadora  de  recursos.  No  projeto  da  Sabesp  em Franca, a ideia é utilizar  a  estação  não  só para o tratamento de esgoto, mas também para geração de energia elétrica e fotovoltaica; geração de biometano conhecido como  biogás;  e  ainda  de  fertilizantes  para agricultura. O objetivo é extrair recursos úteis dos quais se espera apenas resíduos indesejáveis.

O Governador Geraldo Alckmin, participa da inauguração das Obras de Ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri e Assinatura de Decreto para criação de Batalhão. DATA 07/06/2017. LOCAL: São Paulo/SP. FOTO: Diogo Moreira

Para  o  Prêmio  Ideias em Ação 2019, 30 projetos de diversos países foram classificados no concurso. Eles foram avaliados pela comissão organizadora que  selecionou  os  3  finalistas. O prêmio buscava iniciativas e modelos inovadores  utilizados  para lidar com desafios enfrentados pelas empresas prestadoras  de  serviços  de água e saneamento, que tenham sido testados, implementados e gerado impacto positivo. “Este  prêmio  mostra o quanto é importante fazer parcerias para o sucesso dos  trabalhos.  Dentro  da  empresa  foi  realizada uma colaboração muito positiva   entre   a   Unidade   de  Negócio  da  região  de  Franca  e  a Superintendência  de  Pesquisa,  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. É fantástico  saber que estamos no caminho certo e servindo de exemplo a ser seguido  pelos  países  da  América Latina e Caribe. O projeto submetido é complexo  e  é um grande desafio implantar o conceito de economia circular na Sabesp, pois devemos analisar os vários aspectos, passando por questões tecnológicas,  logísticas, administrativas, facilidade de manutenção, vida útil,  medição  e  controle, automação, dentre vários outros”, enfatizou a superintendente  de  Pesquisa,  Desenvolvimento  Tecnológico e Inovação da Sabesp, Cristina Zuffo.

Com  a  conquista,  a  Sabesp vai poder participar de workshop de inovação liderado  por  um  especialista  no  tema  para  um  grupo de no máximo 30 funcionários  da  empresa.  Um  representante  da  Companhia  também  será convidado   a   apresentar   o  projeto  vencedor  durante  a  Conferência Internacional  sobre  Segurança  Hídrica  e  Inovação,  a ser realizada no Panamá,  o  prêmio  BID-FEMSA  2019 de inovação em água e saneamento. Além disso,  o  primeiro lugar no Ideias em Ação 2019 também permitirá à Sabesp apresentar  sua inovação no Webinar Internacional de AquaRating e Inovação e  o  estudo  de  caso será divulgado nos diferentes canais de comunicação internos e externos do BID. Por fim, a Sabesp também vai poder participar, por  um  ano,  do  TAG/ISLE  (Technology  Approval  Group) – um fórum para empresas de abastecimento de água em diferentes regiões do mundo. “Representar  a Sabesp em um evento da magnitude do BID é motivo de grande orgulho,  e  no  formato  de  um  Pitch,  em  que  eu tinha 5 minutos para convencer  os  especialistas  do júri das potencialidades do nosso projeto tornou-se  uma  responsabilidade  ainda mais desafiadora! Mas com todas as qualidades  desse  projeto  ficou mais fácil demonstrar que a Sabesp tem a inovação presente em seu DNA e é capaz de desenvolver soluções para servir de  inspiração  às  empresas  de  saneamento da América Latina e de todo o mundo”,  enfatizou  o engenheiro Silvio Renato Siqueira, que representou a Companhia na Conferência de Inovação.