×

Retrospectiva 2015: Ética e transparência, inovação e diálogo marcaram o ano da Aberje

O ano de 2015 foi caracterizado por um cenário de incertezas. Em meio a um período de muitas dificuldades, a Aberje apostou na renovação e na vanguarda, participando ativamente dos principais debates que envolvem o País e reforçando o seu papel de think tank da Comunicação brasileira.

Desde o início do ano, o corpo diretivo da Aberje já havia adotado o tema central que permearia as atividades e os debates da entidade: “Aberje 2015: Ano da Ética e Transparência”.

 

 

O início do ano foi marcado pela perplexidade dos atentados à redação de Charlie Hebdo, na França. O diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, Paulo Nassar, marcou posicionamento ao escrever um artigo para o Correio Braziliense em defesa da liberdade de expressão e da tolerância.

Temas como diversidade e resiliência, o papel da comunicação em encontrar novos rumos, crise e superação também foram abordados nas edições da revista Comunicação Empresarial de 2015, que entrou em seu 25º ano de publicação. A última edição do ano, número 96, ainda traz o ensaio fotográfico de Juan Esteves com os vencedores do Prêmio Aberje 2015.

Em 2015, foram realizados mais de 100 cursos e eventos na Aberje, o MBA Aberje/ESEG chegou a sua 16ª edição e o Curso Internacional de Comunicação Empresarial, que é feito em parceria da Aberje com a Syracuse University, formou a sua 9ª turma consecutiva.

Em abril, a associação criou o Comitê LGBT Aberje para levar às empresas um tema que vem sendo discutido cada vez mais na sociedade. Em junho, a Aberje toma posicionamento na causa, por meio das redes sociais, junto à mobilização com a #lovewins, sobre a aprovação do casamento gay pela Suprema Corte Americana. A crise hídrica também teve destaque na entidade: no primeiro semestre, com o Seminário Água em Crise e, em novembro, sediando o lançamento do livro de Rubens Naves “Água, Crise e Conflito”. O valor da comunicação teve seu espaço em 2015 com a celebração ao Dia da Comunicação Empresarial e aos 48 nos da Aberje, e a reflexão sobre as narrativas foi abordada no 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas, na Escola de Comunicações e Artes da USP, em junho.

Na estrutura da Aberje, Hamilton dos Santos, ex-diretor de Comunicação Interna e Treinamento do Grupo Abril, assumiu o cargo de diretor-geral, trazendo ainda mais valor e inovação para a entidade. No âmbito internacional, a Aberje firmou parceria com a DIRCOM – Associação de Diretores de Comunicação da Espanha – em julho. O objetivo deste convênio foi fortalecer os laços e o intercâmbio profissional entre os dois países, além de promover o desenvolvimento da comunicação em âmbito global. Nosso diretor-presidente esteve presente, também, no I Congresso Iberoamericano Dircom, em Quito, Equador. Na ocasião, Paulo Nassar debateu o papel das novas narrativas na construção da imagem e reputação das empresas e instituições.

Na área de pesquisas, o DatAberje realizou estudos como “Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil – 2015”; “Estudo sobre a Comunicação na Crise Hídrica”; e “Panorama sobre Ética e Transparência nas Organizações: contexto, conceito, estratégias e práticas comunicacionais”

O trabalho de reconhecimento também se fez presente. O Prêmio Universitário Aberje, com patrocínio da Bayer do Brasil, teve como tema “inovação” e foi conquistado por um grupo de alunos da Universidade Federal de Minas Gerais. E o Prêmio Aberje, que neste ano chegou a sua 41ª edição, manteve sua tradição de homenagear os trabalhos mais significativos e os melhores profissionais da comunicação empresarial brasileira.

Novidades vieram para fortalecer ainda mais o papel da entidade. O novo projeto Aberje Academia de Marcas, iniciado com a Fiat Chrysler Automobiles, abriu um espaço de troca, onde as organizações apresentam suas melhores práticas de comunicação e os bastidores de suas ações. Outro projeto de destaque é o Planejamento Estratégico com Facilitação, já realizado com o Grupo Marista – que permitiu um debate qualificado sobre Relações Institucionais e Governamentais – e com a SAP – sobre os temas Comunicação Interna e Responsabilidade Social. Ao final do ano, um bate-papo com Vitor Hallack, presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa, em que ele falou sobre a crise, o posicionamento e os desafios da empresa no cenário atual, marcou uma nova série de encontros, “Lideranças para um Novo Brasil”.