×

Reportagem brasileira vence Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde

Redação Portal Aberje

Cerimônia de premiação da 7ª edição aconteceu em São Paulo, no dia 4 de julho

Um dos prêmios de jornalismo de maior credibilidade do país, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, teve sua noite de celebração na quinta-feira, dia 4, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. Uma história sobre abortos e WhatsApp, de Nathalia Passarinho para a BBC News Brasil, foi a vencedora do prêmio na categoria Jornalismo Escrito.

O prêmio é concedido pela Roche América Latina junto à Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI). Em sua sétima edição, o prêmio visa promover o bom jornalismo relacionado à saúde na América Latina, em todos os formatos. Neste ano, as categorias foram “Jornalismo Escrito” e “Televisão e Vídeo” – cujo vencedor foi o trabalho “Inimigo silencioso”, que abordou o problema de câncer do colo de útero no Equador, assinado por Iván Maestre, José Alvarado, Mauricio Campoverde e Tito Mite, publicada pela “Ecuavisa”. Em 2018, foram premiadas reportagens em rádio e internet.

A premiação acontece durante o evento de dois dias do Roche Press Day, fórum educativo de jornalismo científico e saúde, realizado todos os anos pela empresa e que, neste ano, foi sediado no Brasil. Jaime Abello Banfi, Diretor Geral e Cofundador da FNPI, destaca que “as empresas privada e a imprensa livre e independente sempre estiveram de mãos dadas em distintas épocas. Antigamente, o principal era a publicidade. Hoje em dia, há novas maneiras de se relacionar. O fundamental é compreender que o jornalismo cumpre um papel de formação de cidadania e de compreensão da complexa vida contemporânea. É algo que interessa muito às empresas”.

Confira a entrevista com Jaime Abello Banfi:

Nathalia Passarinho recebe Prêmio (Imagem: Divulgação)
Regina Moura (Diretora de Comunicação e Digital da Roche Brasil)
Jaime Abello Banfi (FNPI)
Hamilton dos Santos (Aberje) e Jaime Abello Banfi (FNPI)
Amanda Alberola (Gerente de Comunicação da Roche), Hamilton dos Santos (Aberje) e Regina Moura (Diretora de Comunicação e Digital da Roche Brasil)