30 de agosto de 2018

Renata Nascimento assume a Direção do Capítulo Aberje Grande ABCD

Promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador, tornando a Aberje uma referência na região e gerando uma percepção positiva do movimento associativo. Essa é parte da missão que a Head de Comunicação da Scania Brasil, Renata Nascimento, passa a assumir com sua escolha como Diretora do Capítulo Aberje Grande ABCD a partir desta semana.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Renata cursou extensão em Comunicação Empresarial na ESPM e fez pós-graduação em Semiótica Psicanalítica na PUC-SP. Ainda completou o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje/ESEG e é mestranda na UMESP, onde desenvolve pesquisa sobre novas narrativas e tendências da comunicação com o mercado. Com 16 anos de atuação em Comunicação e Marketing, soma projetos e experiências nas áreas de Gestão de Conteúdo, Relações Públicas, Comunicação Interna, Relacionamento com a imprensa e Sustentabilidade. Desenvolveu sua carreira na Scania a partir de 2007, tendo ainda trabalhado no provedor norte-americano de internet America Online.

Renata Nascimento

Sua atribuição na Aberje envolve divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. Para Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, mesmo com proximidade geográfica com a sede oficial em São Paulo, as cidades do Grande ABCD precisam de um olhar afinado quanto às suas demandas específicas em conteúdos, pesquisas e educação executiva, o que explica a necessidade de continuar com uma representação mais dirigida e propositiva.

Para Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, existe grande potencial de aprendizagem sobre relacionamento com públicos estratégicos nessa região, pela concentração de indústrias automotivas, químicas e de outros ramos de negócio, que precisam ser expandidas para toda a rede de conhecimento da Aberje como benchmark. “As trocas são sempre multilaterais. Não se pode mais pensar que existam um centro e uma periferia. Agora os pontos de influência e de legado têm que emergir de todos os lados. A Aberje é um local de multiprotagonismo na prática”, diz.

“Estamos em um mundo em plena transformação e as empresas, especialmente a indústria, que é um marco no desenvolvimento de nossa região, também estão passando por evoluções significativas. A área de Comunicação tem papel estratégico nesse período de mudanças, pois é capaz de transitar entre os diversos públicos e provocar reflexões sobre temas, como futuro, transformação digital, práticas humanísticas e sustentabilidade. Ter um fórum que possibilita o avanço deste tipo de diálogo como o capítulo Aberje traz benefícios para os comunicadores, que são agentes de transformação, e especialmente para as empresas. O planejamento do capítulo será estruturado com esta missão”, afirma Renata.

O Capítulo Aberje Grande ABCD foi fundado em 2013, tendo passado por sua gestão o então Diretor de Comunicação e Relações com a Imprensa da Volkswagen, André Senador. São associados da Aberje na região:

> Braskem
> BRK Ambiental
> Cabot
> Fundação Toyota do Brasil
> General Motors do Brasil
> Magneti Marelli
> Mercedes-Benz
> Oxiteno
> Rhodia
> Scania
> Toyota do Brasil
> Unipar Indupa
> Universidade Metodista de São Paulo/UMESP
> Volkswagen do Brasil

E ainda, como pessoa física, a profissional Maíra Zanutto de Mello.

A Aberje também possui Capítulos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Noroeste Paulista, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Brasília, Ceará e Bahia.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *