27 de julho de 2016

A química do nosso dia a dia

Estúdio Aberje | Apresentado por BASF

André Sollitto

 

Rashmi Sudheer (right), chemist, evaluates the applicability potential of BASF’s plastic additives and pigments, after analyzing the results of several test specimens. In the background: Kylyn Gonsalves, Kirit Doshi and Thushar Ghare undertake their routine activities in the plastic additives and pigments lab. Print free of charge. Copyright by BASF
(Imagem: Divulgação/BASF)

Existem produtos que fazem parte do nosso dia a dia, mas são consumidos sem o nosso conhecimento. E existem marcas que muita gente conhece de nome, mas não tem certeza sobre sua área de atuação. No caso da BASF, esse é um duplo desafio que se apresenta regularmente para a equipe de comunicação.

Quando a empresa química, responsável pela fabricação de produtos como o poliestireno, presente em diversos brinquedos, como o Lego, ou o pigmento Indigo Blue, usado em tantas calças jeans, fala diretamente para públicos mais técnicos, esse desafio é atenuado. Veículos do trade, como são chamados, tem uma familiaridade maior com a marca, detentora de grande valor agregado. Nesse caso, a comunicação é mais dirigida.

Mas a BASF também faz campanhas para o grande público, e então é preciso adotar estratégias diferentes. As mensagens passam a ser mais conceituais. “A BASF produz mais de oito mil produtos. Seria bem desafiador conseguir falar deles em propagandas de TV de 30 segundos”, diz Rosa Bafile, gerente de comunicação da empresa. Por isso, a empresa prefere mostrar como a química melhora a qualidade de vida. Além disso, as mensagens conceituais permitem que as campanhas, veiculadas em 80 países, tenham uma consistência e uma unicidade.

O mais desafiador, segundo Bafile, é traduzir os benefícios dos produtos químicos para o público que os utiliza mesmo sem saber. A maneira encontrada de fazer essa tradução é trabalhar com o lado emocional. Como um plástico biodegradável, por exemplo, terá um impacto direto na vida dessas pessoas. Nessas campanhas globais, a comunicação mostra como elementos opostos, ou muito diferentes, podem ser unidos por meio da química. Dessa maneira, um tema mais árido se torna mais tangível e desperta o interesse.

Como resultado dessas campanhas, no Brasil a BASF é muito conhecida, mas nem todos sabem exatamente o que a empresa faz. Isso faz parte da estratégia. Em primeiro lugar vem o awareness. Depois, é possível se aprofundar sobre itens específicos.

É o que acontece em países em que a marca – e sua atuação no mercado – é mais conhecida. Na Alemanha, por exemplo, o awareness e o conhecimento de marca chegam a 97%. “Em uma apresentação no Power Point de apresentação da empresa, estaríamos nos próximos slides”, diz Bafile. Lá, já é possível veicular campanhas que abordam estratégia de produtos e melhores resultados em vendas.

 

Alguns produtos da Basf presentes em nosso dia a dia

Brinquedos: o poliestireno, usado na flexibilização de plásticos, faz parte de brinquedos como o Lego
Tênis: o solado de diversos calçados são produzidos com poliuretano, elemento presente ainda nas rodas de skates e patins, entre vários outros itens do cotidiano
Vinhos: o Divergan, um polímero de PVP (ou polivinilpirrolidona) é usado para manter o frescor de bebidas alcoólicas como vinhos e cervejas
Jeans: a Basf é responsável pela produção de diversos pigmentos, incluindo o Indigo Blue, presente nas calças jeans
Fraldas: polímeros superabsorventes, como o Hysorb, são utilizados na fabricação de fraldas por reterem grandes quantidades de líquido

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