×

Prospectiva Consultoria e LVBA Comunicação promovem Olhares em Debate sobre Negócios em Risco

Rede Aberje

Riscos são inerentes aos negócios e no século XXI foram potencializados com o surgimento de novas tecnologias e pela alta influência das micronarrativas tão características do mundo pós-moderno. O mundo VUCA (vulnerável, incerto, complexo e ambíguo) exige que as empresas pensem e repensem, sistematicamente, suas relações. Mapear e conhecer os novos atores criados por esse cenário complexo é, sem dúvida, minimizar riscos e garantir a longevidade do negócio.

Neste cenário, a Prospectiva Consultoria e a LVBA Comunicação – ambos associados da Aberje – promovem a primeira edição do Olhares em Debate entre 8h 30min e 11h do dia 29 de novembro de 2019 na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500). As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas.

A programação inicia com Ricardo Sennes, Sócio da Prospectiva Consultoria e Doutor em Ciência Política. Ele fala sobre “Os novos atores na política e administração pública: como afetam os negócios”. As mudanças na sociedade e no estado brasileiro alteraram de forma substancial o debate e o processo de decisão de temas públicos no Brasil. A “régua subiu”. Os ciclos de políticas públicas no país seguem agora novas lógicas e abrem novos espaços e estratégia para lidar com eles.

Depois, será a vez de Leila Loria, integrante do board do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Seu tema será “Como os conselhos consultivos e de administração lidam com a temática dos riscos, sejam operacionais ou reputacionais”. Os crescentes riscos estratégicos, ambientais, cibernéticos e de reputação têm forçado os conselhos a refletir e deliberar sobre formas de mitigá-los e principalmente de transformá-los em oportunidades de melhoria da organização e do negócio. E muitas vezes de garantir a sustentabilidade da companhia.

E ainda Gisele Lorenzetti, Diretora Geral da LVBA Comunicação, trata de “Gerenciamento de Crises ou Business Continuity. Uma questão bem além da semântica”. 53% das empresas que enfrentaram crises não recuperaram, em um ano, o valor de mercado pré-crise. Outro dado que chama a atenção: mais de 80% das crises dão sinais prévio. Fundamental preparar empresas e pessoas para “a tradução” dos sinais a fim de zelar pela sustentabilidade e continuidade de negócios.

As vagas são limitadas e as pré-inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/2NRykMS