Regulamento do Prêmio Aberje

O Prêmio Aberje tem como objetivo estimular, reconhecer e divulgar as iniciativas nas áreas de relacionamento e comunicação empresariais.


Quem Pode Participar

  • Empresas
  • Assessorias
  • Agências
  • Organizações
  • Profissionais autônomos
Associados ou não e membros da Aberje quites com suas obrigações sociais. Trabalhos já apresentados podem concorrer outras vezes.
Serão avaliadas as ações ocorridas entre 1º de janeiro de 2017 e o último dia de inscrição do Prêmio Aberje 2018.


Como Participar

  • Preencha a Ficha de Inscrição no site www.premioaberje.com.br. (Veja a lista de categorias abaixo.)
  • Pague a taxa de inscrição (veja formas de pagamento, a tabela de desconto e os valores no item 4 do Regulamento).
  • Entregue o trabalho ou mande pelo correio, até 09 de Agosto de 2018, das 10h às 17 horas, com a ficha de identificação impressa e assinada. (Veja a descrição do formato de entrega no capítulo III do Regulamento.)
Endereço: Prêmio Aberje 2018 – A/c Mirella Kowalski – Rua Amália de Noronha, 151, 6º andar, Sumaré, CEP: 05410-010, São Paulo, SP. Trabalhos inscritos depois do prazo sofrerão penalidade de meio ponto por dia útil.
Se tiver alguma dúvida, o Regulamento do Prêmio Aberje traz todas as informações necessárias para a inscrição dos trabalhos.


Escolha a categoria

As Categorias de Premiação estão divididas em 14 áreas de Gestão de Comunicação e Relacionamento e quatro de Mídias. A forma de apresentação, os requisitos e os critérios de julgamento estão especificados no capítulo X do Regulamento.

Atenção: A escolha da categoria define os critérios que serão utilizados pelos jurados para avaliar cada trabalho. Caso seja inscrito em uma categoria inadequada, o trabalho não será redirecionado para a categoria correta e, assim, sua avaliação poderá ser prejudicada.

Descubra abaixo em qual categoria inscrever seu trabalho:

Gestão de Comunicação e Relacionamento

Projetos, programas e campanhas de comunicação estratégica da organização.

  1. Comunicação de Marca
    Campanhas institucionais, lançamento de uma nova marca corporativa, práticas de branding e outras ações que tiveram como objetivo aumentar o valor da marca e adequar a imagem institucional da organização.
  2. Comunicação de Marketing
    Ações mercadológicas dirigidas ao público externo para divulgação de produtos e serviços, articulando uma variedade de canais de comunicação, com foco comercial.
  3. Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial
    Ações de comunicação sobre o conjunto de políticas, estratégias e ações que a empresa pratica para atingir o desenvolvimento sustentável.
  4. Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais
    Estratégias de comunicação de projetos culturais. Podem ser inscritos projetos próprios, patrocínios, apoios ou permutas com outros produtores culturais, mas sempre com foco no trabalho de comunicação realizado pela empresa participante do prêmio.
  5. Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas
    Estratégias de comunicação de programas de caráter esportivo aos públicos escolhidos. Podem ser inscritos programas realizados pela empresa ou patrocinados, apoios e permutas, mas sempre com foco no trabalho de comunicação realizado pela empresa participante do prêmio.
  6. Comunicação e Organização de Eventos
    Realização de eventos institucionais e promocionais, concursos, lançamentos de produtos, serviços ou campanhas, inaugurações, convenções de vendas e marketing, seminários, workshops, eventos sociais, culturais e esportivos, entre outros, e suas estratégias de comunicação.
  7. Comunicação e Relacionamento com a Imprensa
    Ações de comunicação, pontuais ou com objetivo de criação de processos e programas estruturais, para melhorar o relacionamento com a imprensa e atender demandas por informação.
  8. Comunicação e Relacionamento com a Sociedade
    Ações alinhadas à responsabilidade social da empresa, visando melhorar a confiança e a credibilidade que a sociedade deposita na organização. Contempla projetos de educação, cidadania, inclusão, esporte, saúde, diversidade e geração de renda. (Estes trabalhos também podem ser enquadrados na categoria de Ações Culturais).
  9. Comunicação e Relacionamento com o Consumidor
    Ações de comunicação aos consumidores voltadas a influenciar a consciência de marca, a lealdade e a reputação. Aqui entram trabalhos que têm como objetivo a gestão de relacionamento, programas de valorização e propostas de educação e envolvimento com produtos e serviços. (Ações que visam a aquisição de clientes ou o aumento de transações financeiras entram na categoria de Comunicação de Marketing.)
  10. Comunicação e Relacionamento com o Público Interno
    Ações voltadas para o público interno com o objetivo de informar, educar, motivar, engajar, criar espírito de equipe e desenvolver o “orgulho de pertencer”.
  11. Comunicação e Relacionamento com Organizações Governamentais
    Trabalhos de comunicação e relacionamento com o governo para consolidar canais éticos e transparentes de diálogo e fortalecer a imagem da empresa, auxiliar na administração de questões públicas e na tomada de decisão por agentes governamentais.
  12. Comunicação e Relacionamento Internacional
    Trabalhos de comunicação fora do Brasil (realizados ou aprovados pela equipe de comunicação brasileira), com abordagem institucional ou mercadológica, para divulgação e fortalecimento da marca (ou para posicionamento do próprio Brasil) no exterior.
  13. Comunicação Integrada
    Ações de relacionamento e comunicação para assegurar a unidade do discurso institucional e o alinhamento com a direção estratégica da empresa. Aqui entram trabalhos com diversas estratégias de comunicação institucional, mercadológicas e/ou internas com canais e públicos variados.
  14. Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial
    Trabalhos de preservação e divulgação da história da empresa, o contexto do desenvolvimento do setor em que atua e seus públicos, incluindo ações voltadas à preservação permanente e campanhas específicas.
  15. Mídias

    Os veículos de comunicação e sua adequação aos objetivos empresariais e à estratégia de comunicação utilizada.

  16. Mídia Digital
    Ações em mídias digitais e/ou redes sociais, com uma finalidade estratégica, que demonstrem uma relação de interatividade com o público escolhido ou com sua rede de relacionamento.
  17. Mídia Audiovisual
    Ações em mídias audiovisuais (vídeos institucionais, conteúdos de TVs corporativas e murais eletrônicos, programas de rádios institucionais, filmes institucionais), com uma finalidade estratégica, dirigidas ao público escolhido ou sua rede de relacionamento.
  18. Mídia Impressa
    Ações em mídia impressa periódica, com uma finalidade estratégica, dirigidas ao público escolhido ou a sua rede de relacionamento.
  19. Publicação Especial
    Publicação a serviço da empresa ou da sociedade, com temas sociais, culturais, comemorativos ou outros, voltada para o público escolhido, sem periodicidade definida e veiculada em qualquer suporte.

Para informações sobre as etapas do prêmio, formato de entrega e defesa dos trabalhos, requisitos e critérios de julgamento e premiação, consulte o Regulamento do Prêmio Aberje 2018.