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Prêmio Embraco de Ecologia contempla projetos de transformação socioambiental em escolas públicas

A Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos quer transformar o rio Jordão, que passa atrás da instituição, em um local de estudos e convivência; o CEI Espaço da Criança vai buscar elementos naturais para criar um espaço educador sustentável e proporcionar vivências, brincadeiras e interação com a natureza; a Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt pretende reduzir o desperdício de alimentos, além de trabalhar a compostagem, construir uma horta e ampliar a coleta seletiva; e o CEI Cachinhos de Ouro vai colocar todo mundo para pedalar.

Sabe o que todas essas escolas têm em comum? Venceram a 25ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia e seus projetos propõem uma verdadeira transformação socioambiental não apenas dentro dos muros da escola, mas em toda a comunidade, ajudando a transformar realidades. A Embraco é associada da Aberje.

O prêmio foi entregue em 19 de novembro de 2018 no Espaço Saber da Embraco e contou com representantes das escolas, da companhia e autoridades locais. Esta edição recebeu, ao todo, 43 projetos. Destes, 14 foram selecionados como finalistas e quatro se sagraram vencedores. Cada escola recebeu da Embraco um troféu e R$ 10 mil para implementar a ideia em 2019, totalizando R$ 40 mil em prêmios.

 

 

Vencedores – Todas as escolas públicas da rede municipal e estadual de Joinville, nos níveis infantil, fundamental e médio, foram convidadas a inscrever suas propostas dentro da metodologia Espaços Educadores Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), baseada em três pilares: Espaço Físico, como o cultivo de hortas, captação de água de chuva, diminuição e separação correta de resíduos; Currículo, como a construção de redes de aprendizagem que conectem professores, alunos, pais, funcionários e comunidade; e Gestão, como a criação e o fortalecimento de espaços de diálogo na instituição de ensino e na comunidade.

O objetivo do prêmio, considerado uma das boas práticas do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), é colocar a educação ambiental no centro das discussões, dentro e fora da sala de aula, capacitando os alunos a serem agentes fiscalizadores e de transformação na instituição, em suas famílias, bairros e cidade.“O Prêmio Embraco de Ecologia é uma das nossas principais iniciativas de investimento social no Brasil e representa nosso compromisso com a comunidade a partir de uma proposta concreta de geração de valor compartilhado”, destaca a vice-presidente de Recursos Humanos, Comunicação, Sustentabilidade, Relações Institucionais e Transformação, Ursula Angeli.

Para Ursula, a iniciativa é um exemplo de promoção da sustentabilidade, prática constante na companhia, que permeia produtos e processos, pessoas, clientes e fornecedores, deixando também um legado para a sociedade.  “Uma das nossas principais preocupações é com o legado que deixamos. E o Prêmio Embraco de Ecologia está dentro desta crença, de como educamos as próximas gerações de que os recursos naturais são finitos”, conclui Ursula.

Os mais de 40 projetos inscritos este ano foram avaliados por um comitê interno e entre os critérios observados estavam relevância socioambiental, construção participativa, viabilidade técnica, correlação aos pilares e aspectos inovadores. O comitê interno, formado por oito especialistas em RH, Comunicação, Sustentabilidade, Relações Institucionais e Meio Ambiente, também acompanhará a implementação e execução dos projetos ao longo de 2019.

 

Os números do prêmio

  • 26 anos de existência
  • 25 edições
  • Quase 900 projetos inscritos e mais de 100 implementados em cerca de 90 escolas
  • Mais de 100 mil pessoas beneficiadas

 

Conheça os 4 projetos vencedores

Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos – Projeto: Um rio, uma escola, sustentabilidade e territorialidade. Além de conhecer e estudar a história do rio Jordão, que passa nos fundos da escola, e entender sua importância para comunidade, a escola propõe revitalizar o local, transformando-o em um espaço para estudos e convivência. Para isso, será construído um local de contemplação com aberturas de muros e proteção de telas de aço, cobertura em madeira e serão confeccionados bancos de madeira e de pneus reutilizados para que os alunos possam usufruir também nos intervalos das aulas. O projeto terá contribuição dos acadêmicos do curso de Arquitetura da Sociesc e prevê palestras com órgãos ambientais e exposições com materiais e informações coletados durante a pesquisa.

Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt – Projeto: Sustentabilidade na Escola: redução ao desperdício da alimentação escolar, compostagem de resíduos orgânicos, implantação de horta escolar e coleta seletiva. Com o objetivo de eliminar sobras e restos da alimentação escolar, a escola implantará um acompanhamento do consumo e pesagem das sobras da alimentação oferecida pela instituição. Para cada turma quatro estudantes serão os responsáveis pela contabilização das sobras e divulgação dos resultados por semana. O projeto também consiste na construção de uma horta com a comunidade escolar, compostagem dos resíduos orgânicos e ampliação da coleta seletiva de lixo reciclável, Haverá ainda palestras educativas sobre a importância de bons hábitos alimentares, separação do lixo e reaproveitamento de alimentos.

CEI Espaço da Criança – Projeto: Era uma vez um CEI igual aos outros, mas agora é único no mundo! Há um espaço privilegiado nos fundos, mas está vazio. Que tal, então, transformá-lo em um espaço educador sustentável? Foi o que pensou e sugeriu a escola. A fim de proporcionar às crianças e também aos pais um lugar de vivências, brincadeiras, aprendizagens e interação com a natureza, o CEI pretende construir três cantos interligados formando um caminho. Os elementos virão da natureza e da ajuda dos pais, como mandalas de diversos materiais e vasos, entre outros. Toras de madeira se transformarão em bancos. Está previsto ainda um observatório para que as crianças possam apreciar as belezas da natureza, como borboletas e pássaros. Elas também participarão do plantio de flores e árvores e serão convidadas a explorar poesias que trabalhem o amor, o respeito e a beleza da natureza.

CEI Cachinhos de Ouro – Projeto: Vai de bike A partir da percepção de que as famílias usam diariamente a bicicleta para deixar e buscar os filhos no CEI, mas não há um local apropriado para “estacioná-la”, surgiu a ideia de construir um bicicletário. Mais do que isso, de comprar quatro bicicletas (duas para adultos e duas infantis), além de cadeirinhas e equipamentos de segurança para emprestar às famílias que não têm. Dessa forma, todas as famílias poderão participar dos passeios ciclísticos promovidos pela escola. Neste ano, foi realizado o segundo passeio ciclístico, porém algumas famílias não puderam participar porque não tinham bicicletas. Além de incentivar o uso da bicicleta para uma melhor qualidade de vida, a proposta prevê palestras educativas sobre regras de trânsito e prática de exercícios físicos estendida às famílias.