×

Prêmio Aberje 2019 revela os melhores da Comunicação brasileira

Redação Portal Aberje

BRK Ambiental é a empresa do ano no Prêmio Aberje 2019; vencedores nacionais das 15 categorias do Prêmio também são revelados

(Imagem: Tati Nolla e João José Carniel)

A 45ª edição do Prêmio Aberje reconheceu, na noite desta segunda (25), as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país no último ano. Desta vez, o destaque como empresa do ano foi para a BRK Ambiental Participações.

No total foram 15 categorias, divididos em três eixos temáticos, que incluíram projetos de comunicação promovidos por empresas, assessorias de imprensa, agências e organizações de todo o país, associados ou não à Aberje, ligados a temáticas como Diversidade e Inclusão, Sociedade, Marca, Sustentabilidade, Consumidor, Evento, Público Interno, Mídia Impressa, entre outros.

A premiação foi dividida em cinco regiões, por meio das quais as organizações concorreram ao Prêmio Regional, e seus 58 vencedores foram automaticamente classificados para competir pelo Prêmio Brasil.

Também foram premiados os Comunicadores que tiveram mais destaque em 2019, por conta do trabalho desenvolvido dentro e fora de suas respectivas empresas. Como acontece em toda edição, os dez nomes foram abertos para votação popular e o escolhido pelo público foi Fernão Silveira, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade para a América Latina da FCA – Fiat Chrysler Automóveis.

Durante a premiação, a Aberje divulgou o tema que irá trabalhar durante todo o ano de 2020: Comunicação Não Violenta. “Precisamos reforçar uma abordagem que dê suporte para a construção de uma comunicação que privilegia o respeito e o sentimento de humanidade”, explica Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da USP.

Os 10 Comunicadores do Ano (Imagem: Tati Nolla e João José Carniel)

Mídias do Ano

A disrupção digital tem modificado empresas de todos os segmentos, inclusive os veículos de comunicação: a inovação e o investimento em conteúdo por meio de plataformas digitais e multimídia, sempre com o foco no leitor, ouvinte e telespectador, foram cruciais para a escolha das mídias do ano.

Ao veicular artigos elaborados por especialistas nacionais e internacionais, que indicam tendências e desafios aos profissionais da área, e ao noticiar com regularidade o dia a dia do setor, o Grupo Meio&Mensagem atua como um facilitador na tomada de decisões no setor corporativo. E foi por cumprir esse papel que o veículo ganhou destaque como Mídia Especializada em 2019.

A Folha de S. Paulo foi outra mídia reconhecida nesta edição do prêmio, como plataforma digital. A Aberje justificou a escolha pelo pioneirismo do jornal ao lançar uma variedade de podcasts.

Já o Estado de S. Paulo, outro homenageado com o Prêmio Aberje, venceu na categoria jornal. Acompanhando a transformação que a mídia atravessou nos últimos anos, o Estadão adotou iniciativas inovadoras aos leitores digitais, mudando a cultura da redação sem perder a qualidade e o rigor na apuração da notícia.

Na categoria Branded Content, o Infoglobo/Valor Econômico, junto com o banco Santander, inovou em seu conteúdo ao trazer ao país dois pensadores do cenário internacional – Yuval Harari e Jared Diamond, colocando em pauta a inadiável discussão sobre os riscos que as novas tecnologias da informação trazem para a democracia e para o próprio bem-estar dos indivíduos seja no Brasil, na Europa, na Ásia ou nos Estados Unidos.

A Rede Globo também foi reconhecida em 2019 pela Aberje. Pela programação especial em comemoração pelos 50 anos do Jornal Nacional, a emissora venceu na categoria TV.

Homenagens

Um dos destaques entre os homenageados de 2019 pela Aberje foi Vinicius Mariano de Carvalho, professor de Estudos Brasileiros no Brazil Institute da King’s College London, eleito educador do ano. O prêmio foi entregue ao profissional devido sua trajetória distinta, que sempre concentrou esforços para oferecer uma contribuição de excelência ao setor.

A Aberje reconheceu também o trabalho e dedicação de Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, que foi homenageado por defender e promover a democratização do acesso à cultura em suas passagens por instituições de renome no país. Marcos Munhoz – vice-presidente da GM Mercosul – e Paulo Pereira – diretor de Comunicação Corporativa da Bayer – também foram homenageados pela trajetória de vida.

Ricardo Sales, sócio-fundador da Mais Diversidade e professor da Escola Aberje de Comunicação, recebeu o Prêmio Especial de Comunicação Não-Violenta, Diversidade e Inclusão, pela capacidade de influenciar lideranças empresariais, estudantes e tomadores de decisão para a bandeira da diversidade, e pelo papel que vem exercendo na adoção de políticas, boas práticas e estratégias de implantação de programas de diversidades nas empresas, em organizações do terceiro setor e no poder público.

Confira as fotos no Facebooks da Aberje.

Conheça abaixo todos os vencedores

Categorias do Prêmio Aberje

Diversidade e Inclusão
ANGLO AMERICAN

Ética, Integridade e Compliance
BRASKEM

Marca
JOHNSON & JOHNSON

Memória Organizacional
SEJA DIGITAL

Sustentabilidade Organizacional
ANGLOGOLD ASHANTI

Consumidor/Cliente          
PUCRS

Imprensa e/ou Influenciadores
BRK AMBIENTAL PARTICIPAÇÕES

Multi Públicos
REDE GAZETA

Público Interno
BANCO BS2

Sociedade
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE

Evento
KLABIN

Mídia Audiovisual
FCA/FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS

Mídia Digital
MATTOS FILHO

Mídia Impressa
FECOMÉRCIO/SP

Publicação Especial
POSITIVO SOLUÇÕES DIDÁTICAS

Empresa do Ano

BRK AMBIENTAL

Mídias do Ano

Televisão
TV Globo – 50 anos do Jornal Nacional

Mídia Digital
Folha de S.Paulo – Podcasts

Branded Content
Santander/Época/Valor Econômico – Projeto Cidadão Global

Jornal
O Estado de S.Paulo

Mídia Especializada
Meio & Mensagem

Comunicadores do Ano 

Antonio Calcagnotto (Unilever)

Fábio Toreta (Sabesp)

Fernão Silveira (FCA) – *vencedor na votação pela audiência

Ive Bögli (Mattos Filho)

Juliana Nunes (CPFL)

Leandro Modé (Itaú Unibanco)

Luciane Reis (Cargill)

Marcus de Barros Pinto (Neoenergia)

Priscilla Cortezze (Volkswagen)

Regina Maia (Souza Cruz)

Prêmio Especial Comunicação Não -Violenta, Diversidade e Inclusão

Ricardo Sales, Mais Diversidade

Prêmio Educador do Ano

Vinícius Mariano de Carvalho, King’s College London

Prêmio Trajetória do Ano

Marcos Munhoz, GM
Bruno Assami, Unibes Cultural
Paulo Pereira, Bayer

O Prêmio

Desde que foi criado, em 1967, o Prêmio Aberje acompanha as mudanças do setor e hoje, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil.

Ao longo de mais de cinco décadas, foram premiados mais de 2600 projetos e 900 diferentes empresas. As iniciativas vencedoras de edições anteriores podem ser consultadas no Centro de Memória e Referência da Aberje, assim como nos livros publicados pela Aberje Editorial com os resumos dos cases premiados, tanto regionais, quanto nacionais.