×

Polo Industrial de Camaçari celebra 40 anos

Está em andamento a programação comemorativa dos 40 anos do Polo Industrial de Camaçari, associado da Aberje. Uma coletiva de imprensa conduzida pelo superintende-geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Pereira, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) em Salvador, contou com a presença do vice-prefeito, José Tude, e do secretário do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Vilalva.

 

cofic-40anos

 

Na oportunidade, o superintende fez um breve relato sobre o desenvolvimento do Polo ao longo dos seus 40 anos de existência, a serem completados no dia 29 de junho. Ele lembrou que o Polo já nasceu amparado em dois importantes vieses, o social e o ambiental, o que contribui para a sustentabilidade desse grande projeto, hoje reconhecido como maior Complexo Industrial do Hemisfério Sul. “Hoje temos um Polo mais maduro, mas sempre preocupado em se manter competitivo para atrair cada vez mais investimentos e novos empreendimentos, diversificando ainda mais as cadeias produtivas”, declarou o superintendente–geral ao ressaltar que isso se reverte entre tantos benefícios, na geração de mais emprego.

Na ocasião, Mauro Pereira aproveitou para informar sobre a contratação, em fevereiro desse ano, de estudo junto ao Senai/Cimatec, com o objetivo de revisitar a cadeia química e petroquímica para identificar os principais desafios estruturais e tecnológicos e apontar possíveis caminhos para assegurar o seu desenvolvimento e sustentabilidade. Uma agenda positiva e propositiva será montada em cima do estudo e entregue ao governo do estado durante cerimônia realizada neste dia 5 de julho.

O vice-prefeito, José Tude, que acompanhou de perto a implantação e o crescimento do Polo, com a sua transição de Petroquímico para Industrial, disse enxergar tudo o que o complexo proporcionou de desenvolvimento para o município, o estado e o país. “Agora estamos mais próximos do Polo empenhados em atrair cada vez mais investimentos, ampliando a cadeia produtiva com a atração de novas indústrias de transformação”, pontuou ao acrescentar que “aliado a isso o governo tem contribuído para o fortalecimento de entidades para a formação e qualificação da mão de obra local para que aproveitem as oportunidades geradas”, concluiu ele.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Vilalva, o Polo Industrial chega a um momento de maior maturidade que se estende à interlocução com o município. “Hoje temos um diálogo mais contínuo e transparente que já rende importantes frutos”, declarou ao fazer referência ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Camaçari, que será lançado maio e é resultado da interação entre a Prefeitura de Camaçari, o Cofic e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A iniciativa se trata de um site no qual apresenta uma gama de fornecedores do município, a fim de facilitar a identificação de serviços que podem ser requisitados por grandes indústrias e que visa fortalecer valorizar o comércio e aquecer a economia local, gerando mais emprego e renda para Camaçari.

Acompanhe toda a programação em http://www.polo40anos.com.br/

 

Programação comemorativa:

Abril – Aula Inaugural da UFBA em Camaçari (UFBA/Prefeitura de Camaçari;
Maio – Lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Camaçari (Prefeitura de Camaçari/Cofic/IEL);
Palestras nas escolas de Camaçari e Dias D’Ávila sobre Sustentabilidade (Cofic/Instituto Fábrica de Florestas (IFF)/Prefeituras Municipais);
Junho – Entrega do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA);
Plantio Comunitário em Camaçari e Dias D’Ávila (Cofic/IFF/Prefeituras Municipais/Conselho Comunitário/Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec));
Julho – Evento Comemorativo pelos 40 anos do Polo, no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, previsto para ocorrer no dia 5;
Agosto – Atividades do programa Construindo o Futuro nas Escolas de Camaçari e Dias D’Ávila (Cofic/Empresas do Polo/Secretarias Municipais de Educação);
Setembro – Inauguração da Escola Técnica do Senai (Senai/Cimatec);
Polo de Cidadania (Cofic/Empresas do Polo/Sesi/Prefeituras Municipais e outros parceiro);
Outubro – Inauguração do Cimatec Industrial (Senai/Cimatec);
Novembro – Prêmio de Incentivo à Educação (Cofic/Secretarias Municipais de Educação).