×

Parceria entre Instituto Ayrton Senna e Neoenergia se aproxima de 1,3 milhão de crianças e jovens beneficiados

Há mais de 12 anos, o Instituto Ayrton Senna conta com um parceiro fundamental para implementar soluções educacionais em regiões estratégicas do Brasil e, consequentemente, levar educação pública de qualidade para milhares de crianças e jovens: a Neoenergia. As duas organizações são associadas da Aberje. Esse acordo já beneficiou mais de 1,3 milhão de estudantes, – por meio da formação de mais de 37 mil educadores – da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Estados em que a empresas mantém as suas distribuidoras: Coelba, Celpe e Cosern.

Essa história de sucesso, que começou em 2006, está sendo ampliada e, nesse momento, por meio de parcerias com as secretarias municipais de educação, permite ao Instituto Ayrton Senna levar ensino de qualidade para as seguintes cidades: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana (BA), Recife (PE) e Natal (RN). “O engajamento da Neoenergia tem sido fundamental para a manutenção e ampliação do nosso trabalho. É um parceiro estratégico para nós e que sempre demonstra compromisso com a causa da educação, pois nunca deixou de apoiar as nossas ações nessas localidades e hoje colhe os frutos de ter levado desenvolvimento para a região onde atua”, afirma Thiago Fernandes, diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna.

As soluções educacionais implementadas pelo Instituto em parceria com as secretarias de educação são comprovadamente eficientes. Ao longo desses mais de 12 anos, dentro dos programas de alfabetização, cerca de 70% das crianças analfabetas que ingressaram recuperaram o atraso escolar e terminaram o ano plenamente alfabetizadas. “O Grupo Neoenergia acredita que educação de qualidade transforma vidas. Os significativos resultados obtidos por essa parceria com o Instituto Ayrton Senna mostram como é importante investir na melhoria da qualidade do ensino de crianças e jovens. São oportunidades e estímulos gerados que se refletem na melhoria do desempenho escolar e na redução da taxa de abandono das salas de aula”, comenta Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta do Grupo Neoenergia.

O Instituto Ayrton Senna e a Neoenergia tem levado para os municípios parceiros o conceito de educação integral, que vai muito além do tempo integral na escola. O objetivo desse ensino é formar o ser humano de forma plena, ou seja, nas suas competências cognitivas e socioemocionais. Além de desenvolver habilidade clássicas como ler, escrever, fazer contas e ter raciocínio lógico, desenvolve nos alunos habilidades cada vez mais exigidas no Século 21, principalmente no mundo do trabalho, como criatividade, resiliência, inovação e capacidade de trabalhar em time.

Assista ao vídeo e veja depoimentos de estudantes e educadores sobre o trabalho realizado pela parceria: