20 de setembro de 2019

Para Andrew Greenlees, é preciso diferenciar dados da realidade do que é efeito de robôs ou fake news

Por Eduardo Maretti

O primeiro módulo do Programa Avançado de Comunicação Pública, “Novos olhares, novas práticas”, que aconteceu no sábado, 3 de agosto, promovido por meio de parceria entre Aberje e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública), contou com a palestra de Andrew Greenlees, sócio fundador da FLAG Public Affair, para debater sobre o tema “Desafios da comunicação pública e o cotidiano dos profissionais”.

Para Greenlees, a maneira de lidar com as redes sociais passa por um caminho conhecido. “Com planejamento, no sentido de uma visão analítica e crítica, que vem da mídia tradicional, da comunicação tradicional. O que fazemos há anos na velha assessoria de imprensa, por exemplo, ainda tem uma aplicação importante na arena digital.”

Além do planejamento, é fundamental “não entrar em pânico” diante da capacidade de as mídias sociais disseminarem informações que muitas vezes parecem ter uma dimensão que, na realidade, não têm. “Por exemplo, você entra no Twitter às 5 horas da manhã, vê um tuíte de alguém conhecido, da família, sobre um buraco na rua. Num primeiro momento, parece uma crise, mas se você coloca em perspectiva, vai lembrar que tem buraco naquela rua, mas também em muitas outras.”

De um ponto de vista estrutural, avalia Greenlees, é preciso lutar todos os dias para que a comunicação seja um elemento estratégico da administração pública ou privada. Em outras palavras, ela deveria fazer parte de todo o processo de planejamento.

“Precisamos comprar essa briga, mostrando que um dos pilares da gestão democrática é a comunicação eficiente, transparente, que leve aos públicos os esclarecimentos e as informações. Comunicação é uma construção diária.” O sócio fundador da FLAG Public Affair recomenda também o trabalho permanente para ter instrumentos, profissionais e métodos para avaliar sistematicamente o que de fato importa nas redes sociais, o que são dados da realidade e o que é efeito de robôs ou fake news.

O próximo módulo do Programa Avançado de Comunicação Pública – módulo 2: Estratégia e Planejamento em Comunicação – acontece no próximo sábado, 21 de setembro, com os Instrutores: Cláudia Lemos e Bob Vieira da Costa.

Confira a programação completa: Programa Avançado de Comunicação Pública

*Parte 4 de 4. Confira a cobertura completa:
Parte 1: Desafios da comunicação pública e o cotidiano dos profissionais foram temas de curso Aberje e ABCPública
Parte 2:Para Janine Ribeiro, uma propaganda governamental pode ser um exemplo de como “empoderar” ou não os cidadãos
Parte 3: Curso Aberje e ABCPública debate censura e patrimonialismo na gênese da comunicação pública no Brasil
Parte 4:Para Andrew Greenlees, é preciso diferenciar dados da realidade do que é efeito de robôs ou fake news

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