×

Pacto Global e Abiquim apresentam formas de incorporar ODS à estratégia de negócios

Rede Aberje

A Rede Brasil do Pacto Global e a Abiquim, instituição associada da Aberje, realizaram o workshop “O Papel da Indústria Química no Alcance da Agenda 2030”, que abordou a incorporação da Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) à estratégia de negócios das empresas do setor químico. A capacitação, realizada no dia 27 de junho, seguiu a metodologia do guia SDG Compass, que foi desenvolvido pela organização GRI Sustainability Reporting Standards, pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e pelo Pacto Global.

 

 

As representantes do Pacto Global Ana Carolina Paci e Gabriela Rozman apresentaram às doze empresas participantes como o setor químico pode impulsionar, identificar os desafios e oportunidades do setor químico junto aos ODS e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, além de reforçar o papel da indústria química via tecnologia e inovação para a criação de soluções para o desenvolvimento sustentável.

Durante a abertura da capacitação, o vice-coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim, Jorge Soto, destacou o compromisso da indústria química com a melhoria contínua nos indicadores de saúde, segurança e meio ambiente, por meio do Programa Atuação Responsável® e a necessidade do setor continuar avançando seus trabalhos seguindo a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Abiquim, Marina Mattar, lembrou das parcerias realizadas com o Pacto Global para engajar o setor químico na Agenda ODS, que geraram eventos realizados nas Conferências Mundiais do Clima (COP) e reforçou que a entidade desenvolve com o Pacto Global a Agenda ODS para o setor químico.  A ação é uma estratégica alinhada com o Internacional Council of Chemical Associations (ICCA), que no momento desenvolve uma Agenda de ODS global.