O alto custo do estacionamento gratuito
Publicado originalmente no site Mobility Lab
Quando Steve Jobs montou o novo campus da Apple na Califórnia, inaugurado em 2017, ele queria transformar estacionamentos em paisagens verdes. Mas a cidade de Cupertino, onde o Campus foi construído, exigiu 11.000 vagas de estacionamento, um entrave à concretização da visão de Jobs. Os requisitos de estacionamento em Cupertino não são exclusivos. Estima-se que, nos Estados Unidos, haja oito vagas de estacionamento para cada carro, cobrindo até 30% das cidades, e coletivamente ocupando o mesmo espaço que o estado de West Virginia. Quanto mais estacionamentos existirem, mais motoristas estarão encorajados a dirigir e a moldar as paisagens urbanas com base nesse estacionamento.
Essa história e estatísticas fazem parte de um novo vídeo sobre o preço do estacionamento nos Estados Unidos. Foi produzido pela Mobility Lab, o Chilton Media Group e o Vox, e lançado como parte da série de vídeos educativos da Vox.
O professor da UCLA Donald Shoup é entrevistado no filme, afirmando que existem requisitos de estacionamento para quase todos os tipos de construções: hospitais (por leito), campos de golfe (por buraco), piscinas (por galões de água) e até mesmo para lugares muito mais difíceis de encontrar, como casas funerárias. Segundo o pesquisador, muitos dos estacionamentos existentes são subutilizados e poderiam ser reaproveitados para usos melhores.
Veja a matéria na íntegra e o vídeo (ambos em inglês):
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto