FAQ

A organização da 33ª edição do Prêmio ABERJE levantou as perguntas mais freqüentes, encaminhadas pelos participantes da premiação. Assim, com o intuito de ajudar a esclarecer possíveis dúvidas que você tenha, mesmo depois de ler o Regulamento, seguem abaixo alguns pontos importantes.
Se, por acaso, ainda restarem dúvidas, entre em contato conosco. Sua participação é muito importante.

1. Quando se encerram as inscrições para o Prêmio ABERJE 2007?
As inscrições se encerram no dia 10/5/07.

2. Posso entregar e/ou enviar trabalho(s) após essa data?
Sim. Os trabalhos inscritos após 10 de maio serão aceitos, porém, penalizados em três décimos a cada semana de atraso. Esta penalidade será aplicada na média final da 1ª etapa do julgamento.

3. Quantas vias do trabalho devem ser encaminhadas?
Apenas uma via do conjunto do trabalho. Siga as especificações de cada categoria, verifique a composição do material de cada conjunto no item VIII – Categoria do Regulamento do Prêmio ABERJE.

4. O que deve conter cada conjunto de trabalho?
Primeiro a Ficha de Inscrição, que deverá conter:

1. Identificação da empresa concorrente;
2. Identificação dos responsáveis pelas informações;
3. Categoria em que o trabalho concorre;
4. Região à qual o trabalho concorre;
5. Comprovação do pagamento da taxa de inscrição.

Depois, o material do caso concorrente, conforme as características técnicas especificadas na Categoria em que seu caso se enquadra. Veja o item VIII – Categorias, do Regulamento.

5. Será permito inscrever um trabalho no Prêmio ABERJE, que tenha sido executado em um período maior que o estipulado no Regulamento (01/01/06 a 10/05/07)?
Sim, porém serão avaliadas pelos jurados as ações realizadas apenas no período de 01/01/06 e 27/04/07.

6. O texto explicativo recomendado no Regulamento realmente é necessário?
Ele é fundamental. Ele vai contar o seu caso para os jurados, vai esclarecer detalhes que as peças sozinhas, às vezes, não esclarecerem, vai destacar os pontos importantes do seu trabalho. Portanto, o texto é vital para o jurado compreender o caso e fazer a avaliação.

7. Posso encaminhar o texto explicativo do caso com mais de 10 mil caracteres?
O Regulamento é claro e o descumprimento dele pode prejudicar seu trabalho. Embora textos maiores do que 10 mil caracteres sejam aceitos, os jurados não serão obrigados a ler e avaliar o que exceder o limite de caracteres.

8. Posso incluir anexos com texto explicativo?
Sim pode, mas neste caso também a Comissão Julgadora não lerá obrigatoriamente os textos fora do Regulamento, que ultrapassem os 10 mil caracteres. Por isso não corra o risco de prejudicar sua apresentação estourando este limite, que é suficiente para contar bem qualquer tipo de caso.

9. Posso utilizar outro formato de apresentação sem ser em programa Word, formato de página impressa A4, corpo (tamanho da letra) 12 e entrelinhamento 1,5 conforme regulamento do Prêmio ABERJE?
Sim, o layout do texto impresso é livre porém dever ser respeitado o limite de10 mil caracteres (sem espaço). No caso da versão digital que acompanha o trabalho, deverá sem ser em programa Word, formato de página impressa A4, corpo (tamanho da letra) 12 e entrelinhamento 1,5 conforme regulamento.

10. A estética do trabalho ganha ponto?
Não. Os jurados atentam para o conteúdo do trabalho, mas naturalmente uma apresentação caprichada, bem feita, limpa facilita o trabalho de quem tem a dura missão de avaliar casos sempre de excelente qualidade técnica. Além disso, uma boa organização da apresentação das peças do trabalho e o bom texto explicativo certamente ajudarão a melhor compreensão do caso pelo jurado, o que refletirá no resultado da sua avaliação.

11. O que acontece se o trabalho for inscrito em uma categoria que ele não se enquadra?
Nesse caso o trabalho poderá competir com casos melhores do que ele, ser mal avaliado e ter sua participação no Prêmio prejudicada. Por isso preste bem atenção nas definições de cada Categoria antes de inscrever seu trabalho. Não é permitida a troca de Categoria. Seu caso concorrerá na Categoria que você escolheu e apontou na Ficha de Inscrição.

12. Qual o valor da taxa de inscrição para concorrer ao Prêmio ABERJE 2007?
Para associado ABERJE o valor é de R$ 1.625,00. Os não-associados pagam R$ 3.500,00. A taxa é única e não limita a inscrição de trabalhos é permitido que a empresa, agência, assessoria ou profissional autônomo, inscrevam diversos trabalhos no Prêmio.

13. Posso inscrever trabalhos que já foram vencedores do Prêmio ABERJE?
Sim pode. O Regulamento não proíbe trabalhos vencedores ou que já concorreram ao Prêmio participem mais de uma vez.

14. O mesmo trabalho pode ser inscrito em mais de uma categoria e região?
Não. O Regulamento do Prêmio prevê no item 5.2 que caso sejam identificados trabalhos com conteúdo ou forma similar, um deles será desclassificado, a critério exclusivo da Comissão Organizadora.

15. Quais são as principais orientações para a inscrição de trabalhos cujo responsável é a agência, assessoria ou autônomo?
O Regulamento do Prêmio ABERJE dá como orientação:

- Por se tratar de um Prêmio que visa reconhecer a excelência da comunicação organizacional no Brasil, a premiação será conferida às Organizações, Instituições ou Órgãos Públicos em benefício dos quais os trabalhos foram executados, independentemente do responsável pela inscrição. Para inscrição e premiação dos trabalhos elaborados ou inscritos por agências de comunicação, sempre será utilizado o nome da empresa (cliente) como concorrente, sendo que a agência será expressamente reconhecida como parceira do trabalho;

- As inscrições efetuadas por agências, assessorias, consultorias e profissionais autônomos devem incluir uma Carta de Autorização ou Declaração de expressa concordância da empresa (cliente) com a inscrição do trabalho no Prêmio (veja Carta modelo no anexo II). Os trabalhos enviados sem a Carta de Autorização serão desconsiderados e não participarão do Prêmio.

16. Como é composta a Comissão Julgadora?
São profissionais do mercado, com notório saber e reconhecida competência e experiência e professores dos maiores centros de educação e pesquisa do país. São convidados e fazem o trabalho voluntariamente, na conformidade da especialidade e especificidade técnica de cada Categoria. Além disso, assinam documentos de confidencialidade e de declaração de absoluta desvinculação com as marcas que irão avaliar, as quais ficam sabendo pouco tempo antes da sessão de análise.

 
Copyright © 2007 ABERJE. Todos os direitos reservados.